Diadema realiza Mostra de Artes
Durante todo o mês de setembro, população terá acesso a painel da atual criação artística na cidade em suas mais diversas expressões
- Data: 31/08/2023 19:08
- Alterado: 31/08/2023 19:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Cultura na rua
Crédito:Dino Santos/PMD
Diadema realiza entre os dias 1º e 30 de setembro a Mostra de Artes da cidade, um dos mais tradicionais eventos do calendário cultural do município. Com a instituição do Prêmio Cultural Plínio Marcos, foram estabelecidos os seguintes objetivos: difundir as diversas linguagens artísticas; promover a produção dos artistas locais; e oferecer à população um painel da atual criação artística em suas mais diversas expressões.
A Mostra abrange diversas áreas, como artes visuais, música, teatro, dança, literatura e audiovisual, e proporciona um amplo panorama da diversidade cultural e dos talentos artísticos de Diadema. O evento ocorre ao longo do mês de setembro, em diversos centros culturais e bibliotecas da cidade.
Tanto a participação quanto a entrada são gratuitas. Ao todo são mais de 120 mil reais em prêmios nas diversas categorias. A Mostra de Artes e Cultura de Diadema acontece entre os dias 01 e 30 de setembro, nos mais diversos Centros Culturais da cidade. Confira a programação completa da Mostra de Artes e Cultura de Diadema 2023 em https://portal.diadema.sp.gov.br/cultura/cultura-eventos/
Além da mostra, os centros culturais da cidade também recebem peças de teatro, saraus, apresentações de música, espetáculos de dança, contações de histórias e muito mais! Os equipamentos culturais de Diadema contam com intensa programação e todos os eventos podem ser conferidos no link https://portal.diadema.sp.gov.br/cultura/cultura-eventos/.
Conheça a programação da primeira quinzena de setembro, chame a família e venha curtir a cidade!
Dia 1
Centro Cultural Diadema
19h – Abertura da Mostra de Artes e Cultura de Diadema 2023 e Mostra de Artes Visuais
Dia 2
Praça da Moça
10h às 17h – Cultura Na Rua
Projeto de Ação Cultural itinerante que leva às “franjas” da cidade ações de formação (oficinas e vivências), difusão (apresentações e performances artísticas) e o Busão da Cultura, que disponibiliza o acesso ao acervo das Bibliotecas Públicas Municipais e promove ações de mediação de leitura.
Dia 6
Teatro Clara Nunes
A partir de 15h – Mostra de Teatro, Dança, Circo e Performance
Museu de Arte Popular – MAP
19h30 – Vida Urbana Em Cores: Expressões da Cidade e Favela
A exposição reúne trabalhos recentes de Ordalina Cândido. Neles, a artista mergulha na essência da cidade por meio de um testemunho autêntico das vivências urbanas refletidas em telas cheias de energia. Uma celebração de cultura e resiliência, que convida a uma reflexão sobre a cidade.
Dia 7
Teatro Clara Nunes
A partir de 15h – Mostra de Teatro, Dança, Circo e Performance
Dia 8
Teatro Clara Nunes
A partir de 15h – Mostra de Teatro, Dança, Circo e Performance
Dia 9
Centro Cultural Nogueira
10h – Mostra de Cultura Popular
Teatro Clara Nunes
A partir de 15h – Mostra de Teatro, Dança, Circo e Performance
Dia 10
Teatro Clara Nunes
A partir de 15h – Mostra de Teatro, Dança, Circo e Performance
Dia 14
Teatro Clara Nunes
A partir de 15h – Mostra de Teatro, Dança, Circo e Performance
Praça da Moça
17h – Feira Feira na Praça
O Projeto do Centro Cultural Diadema chegou à Feira Noturna da Praça da Moça com expositores da cidade e região com artes e artesanatos, moda e acessórios, artigos usados e desapegos, apresentações e intervenções artísticas. Nesta edição, show com a Banda Libel.
Dia 15
Praça do Skate
18h – Feira Agroecológica
Jara Arrais com Música de Fronteira
Violonista, charanguista, cantor do grupo Raíces de América e fundador dos grupos Sendero e Mayombe, Jara Arrais iniciou sua carreira profissional nas maiores casas de música latina e, posteriormente, tocou com grandes artistas como Dominguinhos, Kleiton e Kledir, Maria Alcina e Renato Teixeira. De 2000 a 2003, tocou e rodou o Brasil com a cantora colombiana Shakira. Hoje se apresenta ao lado do baixista e maestro Willy Verdaguer.
Centro Cultural Vladimir Herzog e Biblioteca Paineiras
19h – Bailando Em Cirandas
A Cia. de Danças de Diadema apresenta trechos da coreografia Antropo100. Em seguida apresentam-se os alunos das oficinas de dança do Centro Cultural Vladimir Herzog, coordenados pelos bailarinos Carlos Veloso, Felipe Júlio, Flávia Rodrigues e Noemi Esteves.
Centro Cultural Diadema
19h30 – Mostra de Audiovisual
Programação sujeita à alteração