Diadema realiza Dia da Consciência Negra com debate e diversas ações culturais
Debate e shows serão veiculados no canal Cultura Diadema Online
- Data: 18/11/2020 17:11
- Alterado: 18/11/2020 17:11
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Cine Drive-In - Praça da Moça
Crédito:Mauro Pedroso
A Prefeitura de Diadema lembra o Dia da Consciência Negra com cine drive-in na Praça da Moça, projeção do filme “Pantera Negra”, mesa redonda com o cantor de rap Negro Will, e shows em homenagens a Pixinguinha, Dona Ivone Lara, Leci Brandão e Clementina de Jesus. O tributo aos ícones da música brasileira será realizado sob a regência do maestro Marcelo de Souza, com participações de convidados, professores e alunos da Nova Casa da Música.
As ações culturais serão todas gratuitas e vão acontecer no mesmo dia 20 de novembro, data que faz referência a morte do líder Zumbi dos Palmares. Em razão da COVID 19 todos os protocolos de distanciamento serão aplicados e somente no cine drive-in as pessoas poderão comparecer, porque o filme será visto de dentro do carro. A mesa redonda e os shows musicais serão realizadas no Estúdio Livre, no CEU das Artes, e transmitidos, via youtube, pelo canal Cultura Diadema Online.
Cinema na praça – A programação do Dia da Consciência Negra foi organizada pela Secretaria Municipal de Cultura. Ela começa às 18h30, com o cinema ao ar livre na Praça da Moça. Será exibido o filme “Pantera Negra”, que fala de resistência e heroísmo, e que tem elenco, em quase sua totalidade, formado por atores negros. Além de Chadwick Boseman, como protagonista, a fita conta com atuações de Lupita Nyong’o e Forest Whitaker, ambos vencedores do prêmio Oscar.
A praça tem capacidade para receber 40 carros e entrada será pela Avenida Alda. Quem for o cine drive-in deverá chegar com meia hora de antecedência – não é necessário a retirada antecipada de ingressos – e o número de pessoas, por veículo, é de acordo com a capacidade de lugares de cada automóvel.
Para assistir ao filme o público contará com o áudio que foi instalado na praça, ou poderá optar por uma frequência FM que será divulgada na hora em que a sessão começar. “Durante a exibição as pessoas só poderão sair dos carros para ir ao banheiro. Neste caso, o uso da máscara de proteção contra a COVID 19 é obrigatório”, esclarece a secretária de Cultura Valquíria Pessoa.
As atividades no Estúdio Livre não terão a presença do público. Às 19h começa a ser transmitida, pelo canal Cultura Diadema Online, a mesa redonda “Gerações & Conquistas”, mediada por Negro Will e também coordenador da Casa do Hip Hop. O debate vai tratar da intergeracionalidade da população negra, assim como, discutir os avanços, conquistas e os desafios dos negros no Brasil.
Em seguida, a partir das 20 h, acontecerá a apresentação “Pixinguinha, o Gênio da Música”, com integrantes da Nova Casa da Música. Entremeada por falas e canções, quem assistir a homenagem saberá mais sobre a trajetória do maestro e saxofonista carioca. Às 21h, encerrando as atividades, será transmitido o show “Elas no Samba” em reverência a Dona Ivone Lara, Leci Brandão e Clementina de Jesus. Com participações de convidados, diversas canções das consagradas sambistas serão apresentadas. O show contará, ainda, com a presença da cantora Dani Amâncio e banda, que vai cantar músicas da autora de Sonho Meu.
Cine Drive-In – Praça da Moça, Centro de Diadema. Dia – 20 de novembro, às 18h30.