Diadema realiza ações de incentivo ao Uso Racional de Medicamentos
Unidades Básicas de Saúde do município vão desenvolver ao longo dos próximos dias ações educativas para alertar sobre o risco da automedicação
- Data: 05/05/2023 19:05
- Alterado: 31/08/2023 20:08
- Autor: Redação
- Fonte: Secom-PMD
Crédito:Dino Santos/PMD
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Diadema promove, a partir da próxima segunda-feira (8), ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (celebrado no dia 5 de maio).
Os farmacêuticos da rede municipal vão orientar as equipes de saúde e os usuários, em atividades individuais ou coletivas, sobre temas como os riscos da automedicação, interações com medicamentos e/ou alimentos, cuidados com o armazenamento e descarte correto de medicamentos, entre outros.
A farmacêutica Jacqueline Mayer, responsável pela Coordenação da Assistência Farmacêutica na SMS, explica que “o objetivo das atividades é sensibilizar os munícipes sobre os riscos da automedicação e do uso indiscriminado de medicamentos, além de incentivar a adesão e o uso correto dos medicamentos que foram prescritos”, afirma.
Uso Racional de Medicamentos
Durante a Semana do Uso Racional de Medicamentos, as unidades vão alertar a população quanto ao uso correto dos medicamentos, uma vez que a automedicação é uma prática comum no Brasil, mas que pode trazer riscos à saúde, como reações alérgicas, interações medicamentosas e até intoxicações graves.
Segundo dados da Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox/2017), da Fiocruz, há uma média de registro de 25,18% de intoxicação humana por medicamentos no país.
Outro ponto a ser trabalhado é alertar sobre a importância do armazenamento correto dos medicamentos. Além de manter os medicamentos longe do alcance de crianças e animais, a população precisa tomar cuidado como manter longe de fontes de calor e ao abrigo da umidade e de fontes de luz. A orientação é sempre seguir as recomendações dos profissionais da saúde e também da embalagem do medicamento.
Confira essas e outras dicas na cartilha “Uso Racional de Medicamentos” (https://portal.diadema.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/0101220822_cartilha_uso_racional_s01_RM.pdf). O material foi elaborado pelo Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo e disponibilizado em versão digital para os munícipes de Diadema, por meio de uma parceria da entidade com a SMS.
Avanços na Assistência Farmacêutica de Diadema
A SMS de Diadema tem trabalhado para melhorar cada vez mais a distribuição dos medicamentos. Além de investir mais de R$ 4,7 milhões em 2022 na dispensação de medicamentos do Componente Básico da Assistência Farmacêutica (de competência do município), Diadema contratou novos farmacêuticos, passando de 21 profissionais para 40 https://portal.diadema.sp.gov.br/farmaceutico-esta-presente-em-todas-as-ubs-de-diadema/), investiu na troca do sistema de gerenciamento de estoque, fez a inclusão de novos medicamentos para dispensação na Rede Básica de Saúde, realizou a descentralização da Farmácia Central (https://portal.diadema.sp.gov.br/dispensacao-de-medicamentos-psicotropicos-passa-a-ser-feita-nas-ubss/) com dispensação de medicamentos psicotrópicos em todas as Unidades Básicas de Saúde (https://portal.diadema.sp.gov.br/consulta-farmaceutica-qualifica-atendimento-e-traz-beneficio-para-a-populacao-de-diadema/), facilitando o acesso da população aos medicamentos (https://portal.diadema.sp.gov.br/prefeitura-de-diadema-amplia-acesso-a-assistencia-farmaceutica/).
E as melhorias não foram só na Atenção Básica. No Pronto Socorro Central, houve ampliação do horário de funcionamento da farmácia a partir de novembro de 2022. O serviço que funcionava das 7h às 19h passou a ser 24 horas. A mudança permitiu modificar fluxos, melhorar a organização, ter maior controle dos medicamentos e, com isso, reduzir custos para o município. Além disto, a atuação diária do farmacêutico no serviço permite garantir a melhora na dispensação de medicamentos e insumos, na identificação das interações medicamentosas e alimentares, orientação de altas de pacientes internados, na orientação dos horários adequados para utilização do fármaco e ainda sobre a substituição destes medicamentos.
Capacitação e novidades no atendimento
Outra frente da gestão é promover atividades de educação permanente para atualização profissional. Em abril, a SMS deu início à capacitação com foco no tema “Desmedicamentalização”. São duas turmas cujos encontros presenciais vão até o início de junho.
Além disto, em parceria com a Unifesp Diadema, por meio do PET Saúde, alunos da instituição estão desenvolvendo projeto na UBS ABC com foco no uso de psicofármaco e histórico de desmedicalização na Atenção Básica. As ações envolvem qualificar as equipes para acolher, prestar atendimento e acompanhar os casos de usuários de uso de psicoativos e desenvolvimento de ações para busca ativa e monitoramento de casos no território.
Já nesta quinta-feira (4) e sexta-feira (5), por exemplo, a SMS deu início ao curso “Projeto de Implantação do Cuidado farmacêutico no SUS”, que se entenderá até 2024, com encontros mensais, para debater temas relacionados à introdução e aplicação do método clínico para o cuidado farmacêutico, tais como: doenças infecciosas, saúde mental, interações medicamentosas, cuidado da gestante, tabagismo e outros.
“Por meio de uma parceria da Assistência Farmacêutica com a Coordenação da Atenção Básica e o Conselho Regional de Farmácia demos início a essa capacitação, que irá instrumentalizar os farmacêuticos para a implantação do Cuidado Farmacêutico no município de Diadema”, explicou Jacqueline.
O Cuidado Farmacêutico é uma ação integrada do farmacêutico com a equipe multiprofissional de saúde que busca melhorar os resultados terapêuticos individuais e coletivos.
REMUME
Todos esses avanços tanto em infraestrutura como na equipe já geraram resultados positivos. Segundo dados do Relatório Anual de Gestão de 2022, Diadema atendeu de janeiro a dezembro de 2022, mais de 513 mil usuários. Foram ao todo 514.441 dispensações, totalizando 17.974.719 medicamentos dispensados, com aumento de mais de 15% nas dispensações de medicamentos quando comparado o terceiro quadrimestre com o primeiro, o que é explicado pela ampliação do acesso a partir do segundo semestre e regularização na dispensação dos medicamentos.
No início da gestão, a rede estava totalmente desabastecida e um dos principais trabalhos, durante 2021 e 2022, foi garantir a compra e o abastecimento. Hoje, há percentual médio de 85% de abastecimento da rede.
Atualmente a Relação Municipal de Medicamentos (Remume) conta com 429 itens/medicamentos de uso ambulatorial e hospitalar e 89 deles são dispensados gratuitamente à população via Atenção Básica. Jacqueline explica que a lista é elaborada e revista regularmente levando em consideração os dados epidemiológicos do município e o custo-benefício. “Os itens da REMUME de Diadema atendem às principais questões de saúde da população no município”, explica.
A lista fica disponível nas Unidades Básicas de Saúde, sempre fixada próxima à farmácia. O material contém o princípio ativo do medicamento e a dosagem disponível na rede. Conheça a lista completa aqui: (https://portal.diadema.sp.gov.br/wp-content/uploads/2023/05/0101REMUME-A3.pdf)
Em caso de dúvida sobre o tema, a orientação é sempre consultar o farmacêutico da Unidade Básica de Saúde perto da sua casa. A informação é sempre o melhor remédio!