Diadema realiza 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar
No congresso municipal serão tiradas as propostas para a conferência regional que acontecerá em agosto próximo na Capital Paulista
- Data: 26/07/2023 08:07
- Alterado: 26/07/2023 08:07
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Crédito:Adriana Horvath
A Prefeitura de Diadema realiza amanhã, quarta-feira, 26/7, a 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O seminário acontece no Centro Cultural Vladimir Herzog (Rua Eduardo de Matos,159), no Campanário, reunindo representantes de todos os setores sociais (privado e público) que vão debater sobre o direito humano à alimentação adequada.
O evento acontecerá das 8h30 às 13h e o tema escolhido, este ano, pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea, é sobre “Erradicar a Fome e Garantir Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”.
A conferência municipal de SAN de Diadema é a primeira etapa de outros três encontros que vão culminar na 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável a ser realizada em Brasília (DF), de 11 a 14 de dezembro de 2023. Antes virão o encontro regional e o estadual.
Delegados/propostas – Os participantes do seminário em Diadema vão discutir como combate à fome e o direito humanos à alimentação com base em três eixos: “Determinantes Estruturais e Macrodesafios para a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional”; “Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Políticas Públicas Garantidoras do Direito Humano à Alimentação Adequada”; e “Democracia e Participação Social”.
De cada eixo, a plenária do encontro poderá aprovar até 10 propostas para serem apresentadas na conferência regional, que acontecerá em agosto próximo na Capital Paulista, e até 21 delegados que vão representar Diadema no evento.
“A Conferência Municipal de Segurança Alimentar é um momento importante para que todos os setores sociais de Diadema façam uma reflexão sobre a fome no país e apresentem planos e metas que visem mitigar essa situação que também afeta moradores do nosso município. Atualmente, mais de 70 milhões de brasileiros vivem em insegurança alimentar, moderada e grave, e se medidas não forem tomadas a situação pode ficar insustentável”, alerta o secretário de Segurança Alimentar Gel Antônio.
Participantes – Vão participar da conferência de Diadema gestores públicos de segurança alimentar, beneficiários de políticas públicas da área, integrantes de conselhos municipais, representantes do Legislativo e de universidades, moradores e titulares e suplentes do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema – CONSEAD. Para se inscrever é só chegar 30 minutos antes do congresso começar e fazer o cadastro.
Na abertura do evento fará a palestra magna, o professor adjunto da Universidade Federal do ABC (UFABC), José Raimundo Sousa Ribeiro Junior. Estudioso da fome no Brasil, José Ribeiro possui bacharelado, mestrado e doutorado em Geografia pela Universidade de São Paulo. Também é coautor do “Atlas das Situações Alimentares no Brasil: a Disponibilidade Domiciliar de Alimentos e a Fome no Brasil Contemporâneo”, lançado no ano de 2021.
Veja a programação
8h30 – Credenciamento dos participantes;
8h40 – Mesa de abertura;
8h50 – Prestação de contas da política de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema – “Conquistas e Desafios da Política de Segurança Alimentar do Município;
9h00 – Leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência;
9h30 – Palestra Magna – Palestrante Convidado Professor Dr. José Raimundo Sousa Ribeiro Junior – UFABC
10h10 – Abertura para perguntas sobre a palestra;
10h30 – Início das atividades de Trabalhos em grupos;
11h30 – Intervalo;
11h40 – Plenária – Análise e Deliberação das Propostas;
12h15 – Leitura e Aprovação de Moções;
12h40 – Indicação de Delegados para a Conferência Regional;
13h00 – Encerramento – Almoço no Restaurante Popular Campanário João Carlos Alves.