Diadema promove curso “Melhor Peso Agora: Emagreça com Qualidade”
A formação é realizada pela Secretaria de Segurança Alimentar (SESA) e dirigida para quem está com sobrepeso e obesidade.
- Data: 15/07/2021 09:07
- Alterado: 15/07/2021 09:07
- Autor: Iara S. Luz
- Fonte: PMD
Crédito:Divulgação PMD
Manter o corpo saudável e emagrecer de forma adequada e consciente são os objetivos da nova turma de 25 alunos, todos moradores de Diadema, que está frequentando o curso “Melhor Peso Agora: Emagreça com Qualidade”.
Gratuito, o curso está acontecendo pela via online, com aula semanal de 2 horas, todas as quartas-feiras, mas que no total somarão seis encontros. Todos os participantes têm idade a partir dos 18 anos e a prioridade foi para aqueles que apresentaram comorbidades como diabetes mellitus, hipertensão arterial, dislipidemias (colesterol e triglicérides elevados), doenças cardíacas e osteoporose.
Segundo o secretário de Segurança Alimentar, Gel Antônio, a formação é ministrada pela equipe de profissionais do Programa de Educação Alimentar e Nutricional de Diadema (PEAND). “Além do aprendizado sobre a boa nutrição, o curso faz parte das ações da SESA que buscam orientar e conscientizar a população sobre a necessidade de cuidar da saúde para se ter mais qualidade de vida”, ressalta Antônio.
Acompanhamento alimentar – Durante as aulas os participantes vão receber dicas de quais nutrientes devem ingerir para perder peso e saber mais sobre o avanço das doenças crônicas degenerativas, resultante do sedentarismo e do consumo inadequado de comidas. O curso também inclui o acompanhamento semanal da alimentação por meio de diário, além do envio de plano alimentar individualizado, receitas e outros materiais que auxiliam na mudança de hábitos.
“Esse acompanhamento visa transformar costumes alimentares por meio de um consumo consciente e, dessa forma, o emagrecimento é uma consequência, diz a nutricionista do PEAND Renatiely Paschoali. Ela explica ainda, que além do aprendizado acerca dos alimentos, combinações e preparações, também é trabalhado o comportamento alimentar do grupo, de acordo com as dificuldades apresentadas.
Para Virgínia Consuelo Cenni, moradora do bairro Serraria, e que fez o curso Melhor Peso Agora há dois anos, a experiência foi muito gratificante. “Eu estava com sobrepeso e aprendi coisas que me ajudaram emagrecer e a ter uma alimentação melhor. As dicas e receitas que recebi durante as aulas, muitas delas, eu utilizo até hoje. Por isso, eu já indiquei o curso para muitas pessoas”, finaliza a munícipes.