Diadema promove ações para o Setembro Amarelo
Ao longo de setembro, equipamentos da rede municipal de saúde em parceria com diversos parceiros irão realizar atividades em alusão ao tema
- Data: 06/09/2022 15:09
- Alterado: 15/08/2023 23:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Campanha Setembro Amarelo de Diadema foca na defesa da vida
Crédito:Divulgação
Com o tema “A vida é a melhor escolha: cante, dance e saboreie”, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove ao longo de todo o mês de setembro ações educativas e de mobilização em prol da defesa da vida.
Segundo a secretária municipal da Saúde, Dra Rejane Calixto, a escolha do tema busca reforçar que o cuidado vai além da questão terapêutica e que é necessário ofertar políticas de prevenção e de cuidado que sejam mais acolhedoras para as pessoas que precisem de apoio emocional. “Queremos motivar nos trabalhadores e na população reflexões sobre a valorização e proteção à vida. A ideia é incentivar as pessoas a conhecerem os serviços que a Prefeitura disponibiliza em várias áreas e que possam fazer parte de um plano de cuidado integrado para proteger vidas”.
Um dos destaques da Campanha Setembro Amarelo deste ano vai ser a realização da Caminhada em Defesa da Vida, no dia 22, que vai sair de quatro pontos estratégicos da cidade e vai terminar na Feira Noturna, realizada na Praça da Moça. No local, os participantes vão poder participar de atividades realizadas pelas Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer e Segurança Alimentar.
Além da Saúde, a programação envolverá outras secretarias e atores locais e englobará palestras, rodas de conversa, peça de teatro, oficinas para manejo dos casos, capacitações para os trabalhadores, distribuição de laços amarelos (símbolo da campanha), entre outros.
Prevenção
O município de Diadema tem um histórico de políticas de enfrentamento às situações de violência desde 2009, incluindo a notificação compulsória de violência interpessoal e autoprovocada, como é o caso dos suicídios.
A rede de saúde articula ações relacionadas à prevenção ao suicídio a partir de análise epidemiológica dos dados de violência autoprovocada e das discussões entre as diversas áreas de atenção à saúde. O trabalho do município nessa área, inclusive, foi apresentado e premiado na 11ª edição do Prêmio David Capistrano realizado dentro do 35º Congresso de Secretários Municipais (), que ocorreu de forma virtual entre os dias 16 e 18 de março deste ano.
Rede de cuidado
Diadema tem uma Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) estruturada para o atendimento de saúde mental. Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços especializados de saúde mental que funcionam de porta aberta, ou seja, não é necessário encaminhamento para ser acolhido no serviço. Caso o morador de Diadema apresente sofrimento psíquico, pode procurar um CAPS de acordo com o tipo de serviço oferecido (CAPS Adulto, CAPS Infanto-Juvenil ou CAPS Álcool e Drogas).
Outra opção para as pessoas que precisam de cuidado ou tratamento de saúde mental é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS). Caso a necessidade de tratamento não possa ser atendida no nível da Atenção Básica, a equipe de Saúde da Família fará os devidos encaminhamentos para outros pontos da rede.
A RAPS de Diadema é composta por cinco Centros de Atenção Psicossocial (CAPS Sul, CAPS Leste, CAPS Norte, CAPS Álcool e Drogas e CAPS Infanto-Juvenil), Espaço Colmeia (espaço de inclusão social/geração de trabalho e renda), dois Serviços de Residência Terapêutica (SRT), um Consultório na Rua I, uma enfermaria de retaguarda de Saúde mental com 10 leitos no Hospital Municipal de Diadema (HMD) e psiquiatras 24 horas na porta da urgência e emergência no HMD. Além disso, todas as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) contam com equipes de saúde mental.
Programação Setembro Amarelo 2022:
Tema: “A Vida é a melhor escolha: Cante, Dance e Saboreie”
Programação da SMS e ações intersecretariais:
14/09– a partir das 10h – Auditório do 10 º andar do Hospital Municipal de Diadema: “Roda de conversa HMD: Quem somos nós no SUS” – Palestrantes / Facilitadoras: Denise Miyamoto de Oliveira (Terapeuta Ocupacional) e Nancy Yasuda (Psicóloga)
Público-alvo: trabalhadores do HMD
20/09 – das 9h às 12h – CRESAND (Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema) – Endereço: Rua 1º Sargento Nestor Romualdo Tenório, 102, Centro – Diadema
“Oficina Culinária: Taioba na Mesa” – para abordar a importância nutricional e potenciais efeitos à saúde e aula prática
Público-alvo: trabalhadores da saúde e conselheiros de saúde
21/09 – Oficina Municipal do Curso Regional de Violência Autoprovocada – Público-alvo: dois trabalhadores por serviço de saúde e convidados
22/09 – 14h– Auditório do Quarteirão da Saúde -Teatro do Oprimido – Público: trabalhadores da saúde
22/09 – 16h30 – Caminhada para a Feira Noturna, na Praça da Moça, com saída de grupos de quatro pontos da cidade:
Pontos de concentração:
• Quarteirão da Saúde – Avenida Antonio Piranga, 700
• UBS Real–Rua Odete Amaral de Oliveira, 129
• UBS Centro–Avenida São José, 472
• CAPS – Rua Oriente Monti, 28
Público: população em geral
22/09 – a partir das 17h -Feira Noturna, na Praça da Moça
Atividades das Secretarias do Esporte e Lazer e Cultural e será realizada a distribuição de Sal de Ervas (em conjunto com a receita) para 70 participantes da atividade da Feira Noturna.
Público-alvo: população em geral
Programação das UBSs:
UBS Centro
15/09, às 14h- Roda de conversa entre educadora em Saúde Silvia com população sobre como manter a Saúde Mental.
21/09, às 11h – Roda de conversa com psicóloga Walkiria sobre Saúde Mental pós Pandemia – desafios no nosso dia-a-dia com profissionais da unidade (enfermeiros/ médicos e Assistente Social)
29/09, às 13h- Conversa sobre Saúde Mental com ACS com Psicóloga Walkiria.
Cartazes divulgando as ações e convites para divulgação por WhatsApp.
UBS Eldorado
08/09- às 14h – Saúde Mental do Adolescente- Vivência de autoconhecimento
Local: ACER Brasil – Rua João Antônio de Araújo, 427 – Eldorado
13/09 – 9h – Falando com pais de adolescentes-“Como se conectar com seu adolescente”- Oficina sobre as linguagens do amor
Local: Cine Eldorado – Avenida Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55 – Eldorado
21/09 – 9h- Saúde Mental do Adulto -Vivência com meditação e roda de conversa sobre suicídio
Local: Parque Ecológico – Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 145 – Eldorado
27/09 – 9h – Saúde Mental da Criança- Palestra “A doença como caminho- entendendo a linguagem dos sintomas” – Direcionado aos responsáveis pelos cuidados às crianças
Local: Cine Eldorado – Avenida Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55 – Eldorado
UBS Maria Tereza
01/09 –9h, no CC Vladimir Herzog: roda de conversa
05/09- 10h, na UBS – Meditação
31/09 – 8h às 17h – Evento no CAPS Norte
• 8h: Abertura
• 10h: Roda de conversa
• 11h: Peça teatral
• 13h: Oficina da beleza
• 15h: Música e sorteios
UBS Paineiras
20/09 – das 13h às 15h: Grupo “Pulo do Gato”- atendimento a pacientes com ansiedade, realizado as terças-feiras com 10 encontros com 15 pacientes
23/09: às 9h: Meditação com Paineiras – Momento de Meditação com Funcionários da UBS/PA
UBS Paulina
29/09 – às 7h – Setembro Amarelo com caminhada no Sitio Joaninha
30/09 – das 10 às 11h e das 15 às 16h – alunos do Colégio Estadual Gregório Bezerra irão apresentar um música com temática em prol da vida
Manhã: alunos do 6º ao 9º ano Ensino Fundamental
Tarde: alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio
UBS Promissão
06/09 – das 13h às14h – Roda de Conversa com o Psiquiatra Dr. Danilo – Uma abordagem sobre Suicídio com os Funcionários
Atividade de Rastreamento na Equipe Vermelha – Enfermeira Tamiris e Alunos da USCS (Ansiedade, Depressão e sinais de Suicídio)
UBS São José
28/09 – às 14h – Roda de Conversa e Meditação: Tema: Bem-estar e Saúde Mental: Desafios dos dias atuais
Público Alvo: Profissionais da UBS
Profissionais envolvidos: Tilly (psicóloga) e Rogério (assistente social)
Painel de sensibilização ao Mês Setembro Amarelo- exposto durante o mês.
UBS Serraria
20/9 e 26/9 – Atividades de educação permanente (para os trabalhadores) sobre o tema. As pautas contemplarão o fluxo de violência autoprovocada, sensibilização da equipe por meio de vídeo e conversa entre profissionais a respeito do suicídio, depressão e ansiedade.
Está programada a ampliação dos grupos de saúde mental neste período e educação em saúde por meio visual com confecção de cartazes.
Caso não conste a programação da UBS de sua área de abrangência, ela está em definição e, em breve, será publicada no site da Prefeitura.