Diadema promove ações de prevenção às ISTs durante todo o ano
Preservativos e Profilaxia Pós Exposição Sexual (PEP) estão disponíveis gratuitamente na rede municipal
- Data: 10/02/2023 14:02
- Alterado: 10/02/2023 14:02
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Adriana Horvath
As campanhas de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) são mais frequentes em períodos festivos, como o Carnaval, entretanto, o cuidado com a saúde deve ocorrer em todo o ano. Para prevenir e combater as ISTs, Diadema disponibiliza gratuitamente preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante e, quando necessário, consultas clínicas com encaminhamento e procedimento, além da medicação necessária.
“Atualmente, as pessoas estão mais conscientes, mas não significa em que, algum momento, não possam ter uma prática de risco”, pondera o coordenador do Centro de Referência (CR) em IST/Aids e Hepatites Virais de Diadema, Alexandre Yamaçake. “Hoje, há um dispositivo de prevenção combinada, que abrange além dos preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante, diagnóstico e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (IST), testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, Profilaxia Pós Exposição Sexual (PEP) e Profilaxia Pré Exposição (PrEP) e imunização, ofertado para que a pessoa possa ver e escolher o melhor dispositivo para se prevenir”, explica Yamaçake.
Onde procurar
O preservativo, masculino e feminino, é disponibilizado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no CR, por livre demanda e sem necessidade de passar em acolhimento. Em 2022, as Unidades disponibilizaram cerca de 140 mil preservativos.
Já a recomendação para PEP e PrEP são mais específicas.
A PEP é um conjunto de medidas adotadas com o objetivo de diminuir os potenciais riscos de transmissão do HIV, após exposição sexual com indicação de prevenção do HIV, principalmente nos casos em que houve uma prática sexual de risco, ou seja, relação sexual sem camisinha, violência sexual ou acidentes com agulhas ou outros materiais perfurocortantes, sendo essa situação mais comum em profissionais de saúde que trabalham diretamente com amostras de sangue. O ideal é começar a tomar a medicação em até duas horas após a exposição ao vírus e no máximo após 72 horas. “A eficácia da PEP pode diminuir à medida que as horas passam. Por isso, quanto mais rapidamente for administrada, melhor será o resultado”, afirma Yamaçake. Caso haja necessidade, o morador deve procurar o Hospital Municipal de Diadema (HMD), o Pronto Socorro Central (PSC) ou o próprio CR.
Já a PrEP é utilizada antes da exposição sexual, sendo indicada para aquelas pessoas que tenham maior risco de entrar em contato com o HIV. Para ter acesso, é preciso ir ao CR. Em ambos os casos, deve-se apresentar documento de identificação, abrir cadastro e em seguida será orientado realizar testagem para o HIV, pois o critério é que a pessoa não esteja com o vírus. Após essa etapa, receberá as orientações necessárias e a medicação.
Tire a dúvida
Os testes rápidos para diagnósticos de HIV e sífilis são disponibilizados em todas as Unidades Básicas de Saúde e também no CR e o indivíduo que realiza o teste passa por aconselhamento, independente de ser positivo ou negativo o resultado.
Atualmente, 1.483 pessoas que convivem com HIV estão em acompanhamento na rede municipal. Em 2022, foram diagnosticados 44 casos novos. Seguir o tratamento é imprescindível para ter qualidade de vida. “A não adesão ao tratamento do HIV pode ser determinada por vários aspectos, entre eles, socioeconômicos e culturais, psicológicos, institucionais e pela relação entre o profissional da saúde com o paciente. E isso pode ter como consequência desde complicações do sistema imunológico ao óbito”, alerta o coordenador do CR
Serviço:
Centro de Referência (CR) em IST/AIDS e Hepatites Virais de Diadema
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Avenida Antonio Piranga, 700 – 2º andar
Tel.: (11) 4043-8142
Hospital Municipal de Diadema (HMD)
Avenida Piraporinha, 1.682 – Piraporinha
Pronto Socorro Central (PSC)
Rua Tiradentes, 100 – Centro