Diadema potencializa gestão democrática de escolas com formação de conselheiros
Alguns dos assuntos abordados no primeiro encontro, nesta quinta (9/5), foi a função da escola pública e a importância da participação da família na gestão escolar
- Data: 13/05/2024 16:05
- Alterado: 13/05/2024 16:05
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Mauro Pedroso
Formar os conselheiros das escolas públicas municipais de Diadema de modo a potencializar sua atuação e a gestão democrática na rede. Esse é o objetivo de formação ‘Escola Pública’, cuja aula inaugural foi realizada nesta quinta-feira, 9 de maio, no auditório da Secretaria de Educação, na região central da cidade. Os próximos encontros serão no prédio do campus de Diadema da UNIFESP, localizado também no Centro.
Na formação, foram abordadas questões importantes para quem atua como conselheiro escolar como: Por que a escola é pública? Por que todos devem ir para a escola? O que é ser professor? Por que tenho que estudar este conteúdo curricular? Para que serve a avaliação escolar? Como o dinheiro chega na escola? Como as famílias participam da educação escolar?
A palestra na Secretaria de Educação foi realizada por Sérgio Stoco, mestre e doutor em Educação pela Unicamp e pós-doutor em Demografia pelo NEPO/Unicamp.
Os conselheiros escolares, que podem ser professores, pais de estudantes, funcionários e gestores da escola, têm funções fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas, como fiscalizar a aplicação dos recursos destinados às unidades, discutir o projeto pedagógico e apontar prioridades em reformas e melhorias.
Segundo Leonarda Barbosa Luna, que atua no Núcleo de Conselhos da Secretaria de Educação e é uma das organizadoras do curso, formações como essa são momentos ricos em conhecimento para todos os envolvidos. “O encontro proporcionou reflexões sobre a importância da escola pública e a participação das pessoas que atuam e dependem das políticas públicas. Ninguém sai de uma aula do Prof. Sergio Stoco da mesma maneira que entrou. Saímos com novas ideias e perspectivas de mudanças”, afirmou.