Diadema lidera matrículas na EJA no Grande ABCD
De acordo com dados apresentados no Consórcio Intermunicipal, em 2022 o município registrou 2.140 matrículas, o maior número da região
- Data: 15/09/2023 15:09
- Alterado: 15/09/2023 15:09
- Autor: Alexandre de Arruda Postigo
- Fonte: PMD
Diadema lidera matrículas na EJA no Grande ABCD
Crédito:Mauro Pedroso
Diadema registrou, em 2022, o maior número de matrículas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) entre as sete cidades do Grande ABCD. Nesse ano, 2.140 pessoas procuraram o serviço no município. A cidade que está em segundo lugar em número de matrículas, São Bernardo, apesar de apresentar uma população muito maior, contabilizou, no mesmo ano, 2.019 matrículas na EJA, um contingente proporcionalmente bem menor. Os dados são do grupo de trabalho sobre Educação do Consórcio Intermunicipal ABC e foram tabulados com base no Censo da Educação.
Os números refletem o esforço constante da Prefeitura de Diadema para garantir o acesso, permanência e qualidade de formação aos estudantes da EJA. O serviço é oferecido, atualmente, em 15 escolas e seis polos, que totalizam 82 salas e cerca de 1,9 mil estudantes.
Para o coordenador da Educação de Jovens e Adultos na cidade, Absolon de Oliveira, a grande procura que a EJA de Diadema tem pelo público-alvo do serviço – pessoas acima de 15 anos que não terminaram o Ensino Fundamental – tem várias explicações. “Desde o primeiro dia da atual gestão do prefeito José de Filippi Jr. estivemos na rua, buscando estudantes que estavam fora da rede municipal. Também estabelecemos parcerias com associações de bairro, igrejas e movimentos sociais”, relata.
Ainda para o coordenador, esse esforço se traduz em ações objetivas para estimular a matrícula de quem pode ser beneficiado pela EJA. “Ofertamos aos estudantes amplo material didático; o programa Lentes do Saber, que disponibiliza gratuitamente óculos a quem precisa; o programa de alimentação saudável, que compõe a merenda; e o passe livre estudantil, que facilita a locomoção dos estudantes.”
Algumas das outras ações que fazem da EJA oferecida em Diadema mais atrativa aos estudantes são o programa EJA na Comunidade, que oferta o serviço em locais de difícil acesso; o programa EJA+, que desenvolve um itinerário formativo diferenciado ao propor qualificação dentro do currículo; e a campanha Lugar de Idoso é na Escola. “Nossa filosofia é nenhum aluno fora da escola, seja criança, jovem, adulto ou idoso”, finaliza Absolon.
Na Emeb Cora Coralina, no Centro, é fácil perceber a preocupação da atual gestão com a EJA. Pelo menos é o que diz Francislene Maria Periquito, 46 anos, uma das cerca de 140 pessoas matriculadas na unidade, voltada exclusivamente a esse segmento. “Tem alunos que trazem traumas de infância em relação aos estudos, de que não teriam cabeça para entender as coisas. Mas os professores daqui são maravilhosos, têm uma didática boa e não deixam a gente ficar com medo”, afirma.
Francislene, que não pôde estudar na idade certa em função de uma violência que sofreu quando era criança, pretende continuar os estudos e fazer faculdade de Assistência Social. “Eu gosto de ajudar as pessoas”, completa.
Já Leandro Barbosa Gouveia, 42 anos, professor de História na unidade, afirma que as lutas da população de Diadema para conquistar todo tipo de direitos contribuíram para tornar a EJA da cidade especial. “Aqui há uma política para jovens e adultos que nunca vi em nenhum outro lugar, é uma das prefeituras do Brasil com mais salas abertas para esse segmento.”
Para ele, é um grande privilégio dar aula para o público atendido na unidade escolar. “Temos a oportunidade de participar de histórias de muita luta, como historiador me sinto um grande privilegiado. Pelas suas histórias de vida, eles sabem muito. O que a gente consegue fazer aqui é mediar esse processo e construir um conhecimento novo junto com eles”, completa.
Volte a estudar
A Prefeitura de Diadema oferece matrículas para a EJA I, que complementa da 1º a 5º ano do Ensino Fundamental, e para a EJA II, da 6ª a 9ª ano. Os interessados em completar seus estudos podem ligar na Coordenação da Educação de Jovens e Adultos no telefone 4044-4161 ou se informar diretamente nas unidades escolares municipais.