Diadema inicia diagnóstico oftalmológico de estudantes

Programa Lentes do Saber vai examinar 12 mil estudantes do Ensino Fundamental e distribuir gratuitamente óculos aos que precisarem do acessório

  • Data: 05/10/2022 16:10
  • Alterado: 05/10/2022 16:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Diadema inicia diagnóstico oftalmológico de estudantes

Crédito:Igor Andrade

Você está em:

A visão é parte essencial do processo de aprendizagem. Com esse entendimento, a Secretaria de Educação de Diadema inicia, em novembro, o programa Lentes do Saber, que vai fazer avaliação oftalmológica em 12 mil estudantes matriculados no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) e distribuir gratuitamente óculos a crianças da rede de ensino que precisarem do acessório.

O programa tem parceria com a Secretaria de Saúde. Mutirões de exames oftalmológicos serão realizados a partir de uma triagem prévia nas 25 escolas de Ensino Fundamental de Diadema com profissionais da Secretaria de Educação capacitados pela equipe de oftalmologia do Quarteirão da Saúde, em ação que seguirá ao longo de 2023.

A etapa inicial será conduzida pelos profissionais da Educação capacitados a avaliar os estudantes, detectar problemas e orientar as correções. Os estudantes que apresentarem problemas de visão serão levados para o Quarteirão da Saúde, para exame mais minucioso. Se for apontada a necessidade do uso de óculos, a Secretaria de Educação vai entregar o acessório gratuitamente ao estudante.

O primeiro mutirão está marcado para o dia 5 novembro. A expectativa é atender 400 estudantes. “Vamos realizar as ações por etapas. Os estudantes que na triagem apresentarem a necessidade de avaliação pelo oftalmologista passarão pelos mutirões no Quarteirão da Saúde. Será uma ação em conjunto, de muito trabalho, para a gente fazer um mapeamento completo da situação oftalmológica dos nossos estudantes”, disse Ana Cláudia Martins, coordenadora da Educação Especial Inclusiva da Secretaria de Educação de Diadema.

Inicialmente, o Programa Lentes do Saber vai contemplar os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental. Os estudantes dos demais anos do Ensino Fundamental passarão por avaliações ao longo de 2023. Em agosto, cerca de 60 profissionais da Secretaria da Educação passaram por formação sobre acuidade visual (Teste de Snellen).

Vamos priorizar o atendimento dos estudantes do Ensino Fundamental porque é um público que está em uma fase da vida na qual as dificuldades visuais podem acarretar em prejuízos no rendimento escolar, destacando também todos os benefícios do diagnóstico precoce”, ponderou a secretária de Educação de Diadema, Ana Lucia Sanches.

Compartilhar:

  • Data: 05/10/2022 04:10
  • Alterado:05/10/2022 16:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados