Diadema inaugura nova base da Romu/GCM
No mesmo evento, a Defesa Civil recebe R$ 300 mil em veículos e equipamentos
- Data: 08/12/2020 16:12
- Alterado: 08/12/2020 16:12
- Autor: Marcos Luiz
- Fonte: PMD
Prefeitura inaugura nova base da Romu/GCM
Crédito:Thiago Benedetti
Nesta terça, 8/12, data do 61º aniversário do município, o prefeito Lauro Michels inaugurou a nova base da Romu/GCM (Rondas Ostensivas Municipais da Guarda Civil de Diadema), na rua Flórida nº 227, no Jardim Canhema. Espaçosa, a casa térrea já abrigou creche conveniada da Prefeitura, mas estava desocupada havia cerca de seis anos. Ainda na cerimônia, a Defesa Civil do Estado entregou ao município, dois veículos picapes e equipamentos para ações específicas de defesa civil como deslizamentos, enchentes e outras ocorrências.
Oficialmente criada em Julho de 2013, a equipe da Romu/GCM é especializada em controle de distúrbios civis. Recentemente, o caminhão Tempestade passou a integrar a frota desse destacamento. O veículo, adaptado para dispersar com jato d’água as aglomerações como pancadões, tem sido bastante eficiente no combate a essas festas irregulares que prejudicam o sossego público.
Esta já é a segunda base da GCM fora da região central. Há mais de um ano, foi criada e instalada a Guarda Ambiental no bairro de Eldorado, que é área de proteção e recuperação de manancial do Reservatório Billings. Com essa descentralização e os investimentos na GCM, a Prefeitura quer reforçar a segurança e a presença dos guardas civis nos bairros.
Em seu discurso de inauguração, o prefeito de Diadema Lauro Michels explicou que a obra de reforma contou também com doações de materiais e de mão de obra. “Quero agradecer à toda a nossa GCM, desde o comando até os novos guardas recém contratados, mas também às empresas e pessoas que colaboraram para a entrega dessa nova base”. Para finalizar, o prefeito agradeceu a presença do deputado estadual Delegado Rolim, responsável pela emenda que destinou verba para a aquisição de veículos e equipamentos à Defesa Civil do município.
Além do secretário de Defesa Social de Diadema Paulo Alexandre Fagundes, a inauguração contou com a presença de secretários municipais, do comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar, do Grupamento dos Bombeiros, do Conseg, do Grate e de representantes das GCMs de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Cotia e Guarulhos.
Parcerias – Na placa de inauguração, fixada no local, a Secretaria de Defesa Social de Diadema registrou agradecimentos a diversas empresas, servidores e pessoas físicas que contribuíram na obra de reforma e adaptação do imóvel. Ao todo, são mencionadas 16 empresas – Belden Poliron, Casa Rosada, CN Asfaltos, Construbem, Divena Mercedes-Benz, Embalagens Bandeirantes, Kapptec, Kobber Alimentos, Madalena Aoki, Maxx Ruber, New Fitness, Prensas Schuler, Skema, Tropical Sorvetes, Tubolar e Waelzholz Brasmetal. Na arte, também estão grafados os nomes de quase 50 pessoas que colaboraram.
Defesa Civil
Para enfrentar com mais segurança e prevenção as ocorrências do período das chuvas de verão e outros desastres naturais, a Defesa Civil do Estado de São Paulo doou à Defesa Civil da Prefeitura de Diadema um lote composto por duas caminhonetes picape, da marca Fiat, e outros equipamentos para operações especiais: oito motosserras, oito tendas, dez torres de iluminação e dois geradores elétricos. Em breve, será entregue o terceiro veículo picape 4×4, motor diesel, que já está em fase final de liberação.
O investimento de R$ 300 mil é proveniente de emenda parlamentar do deputado estadual Delegado Rolim. “A cidade terá um novo prefeito, mas prometo continuar ajudando a mandar recursos à essa população”, disse o deputado. O ato oficial de entrega dos novos bens foi firmado pelo coronel Walter Nyakas Junior, secretário chefe da Casa Militar e coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil. Durante seu pronunciamento, o representante do governo estadual parabenizou a cidade pelo 61º aniversário e presenteou o prefeito Lauro Michels com um colete laranja da Defesa Civil.