Diadema forma 9ª turma de residência oftalmológica do Quarteirão da Saúde
Especialização, credenciada pelo Ministério da Educação e Conselho Brasileiro de Oftalmologia, tem duração de três anos
- Data: 18/04/2023 15:04
- Alterado: 31/08/2023 18:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Diadema forma 9ª turma de residência oftalmológica do Quarteirão da Saúde
Crédito:Dino Santos
Ainda na infância, antes mesmo de entender como funcionava o olho humano, David Villela Teixeira já sonhava em ser médico oftalmologista. “Sempre foi um desejo de criança. Eu sempre admirei os olhos”, relembra. Junto com Kamilla Ribeiro Sampaio e Lucas de Oliveira Marques, ele completa a turma de médicos residentes que participaram da solenidade de entrega do Certificado de Especialista em Oftalmologia da 9ª turma de Residência de Oftalmologia (2020-2023) do Quarteirão da Saúde.
A cerimônia contou com a presença do prefeito de Diadema, José de Filippi Junior; do secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva; da diretora do Quarteirão da Saúde, Maria Cláudia Vilela; da médica oftalmologista e coordenadora do serviço de residência médica, Marta de Filippi Sartori; e demais autoridades, familiares dos residentes e convidados. A atividade aconteceu neste sábado (15/04).
“O Quarteirão da Saúde completa, em maio, 15 anos e é uma alegria participar dessa formatura. Vamos aproveitar esse momento positivo que está vindo de Brasília, com o Ministério da Saúde e o retorno do nosso prefeito à ativa, para conversar e ampliar o nosso potencial de atender essa demanda de especialidades, especialmente de oftalmologia e vamos continuar fortalecendo o SUS da nossa cidade”, afirmou o secretário municipal da Saúde, José Antônio da Silva.
“Nós estamos investindo e temos a expectativa de que o Quarteirão da Saúde possa avançar cada vez mais. Esse prédio é uma conquista, é um espaço para desempenhar a melhor forma de praticar a saúde pública, o SUS, o conhecimento da ciência e da tecnologia e o conhecimento dos profissionais da saúde. Vamos continuar investindo em quem cuida de gente, ampliar os convênios de formação, investir para ser espaço de formação. Aproveito para agradecer a dedicação especial que esses residentes tiveram aqui nos últimos anos”, ressaltou o prefeito José de Filippi Júnior.
No evento foram homenageados ainda os seguintes profissionais: Maria Cristina Ventura Leoratti (patronesse da turma), Rafael Lourenço Magdaleno (paraninfo) e Gisele de Jesus Ferreira Deotti (funcionária do setor de oftalmologia do QS).
Sonho
Formado pela Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS/MG), David optou pela residência em áreas como cirurgia geral e patologia. “Mas desisti e abracei essa especialidade que sempre me cativou”, ressalta o mineiro de Pouso Alegre e que se mudou para a Diadema para cursar a residência credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) e o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
“Escolhi Diadema pois aqui temos grandes profissionais e oportunidades para uma boa formação profissional”, afirma. Durante toda sua atuação, o Programa Lentes do Saber – para identificar em idade precoce qualquer dificuldade de visão dos estudantes da rede municipal – merece destaque. “Foi o que mais me encantou. Ali fizemos exames em inúmeras crianças, identificamos problemas que são tratados em nossos ambulatórios e prescrevemos óculos, que foram ofertados pela Prefeitura. É gratificante conseguir dar uma boa visão para uma criança em processo de aprendizagem. Poder participar desse momento tão importante na vida de um ser humano é engrandecedor para nós médicos”, afirma David.
Para o especialista do QS, o Sistema Único de Saúde (SUS) é cheio de desafios e soluções. “O SUS é a grande locomotiva da saúde no país e a grande formadora de todos nós médicos. Atender no SUS é uma maneira de contribuir para a melhoria de vida da população e ao mesmo tempo ver casos que talvez em um consultório particular nunca viria”, garante.
100% de aproveitamento
O Serviço de Oftalmologia com Residência Médica credenciada pelo MEC e CBO do Quarteirão da Saúde existe desde 2012. A Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. O processo seletivo dos residentes acontece anualmente, segundo cronograma nacional do SUS, nos meses de dezembro e janeiro, e são apenas três vagas.
Durante os três anos da residência em Diadema, os pós-graduandos realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de médicos especialistas do serviço de referência. Ao final deste período, prestam a Prova Nacional de Oftalmologia e Exame de Suficiência, sob chancela do CBO – uma das mais importantes sociedades que representa os médicos oftalmologistas em todo o mundo -, para a obtenção do Título de Especialista em Oftalmologia.
Segundo dados disponíveis no site a entidade, existem no Brasil, 98 Cursos de Especialização em Oftalmologia credenciados. No Estado de São Paulo são 25 cursos, entre eles, o do Quarteirão da Saúde que tem mantido, nos últimos anos, a média de 100% de aprovação dos residentes.
“Tenho convicção que serviço SUS de excelência é aquele que une a assistência com o ensino, não tem outra forma de caminhar de forma correta e longínqua se não unir essas duas situações. E daqui vem também a pesquisa, que é uma tríade que não dá para separar. Nós conseguimos fazer aqui, no Quarteirão da Saúde, uma oftalmologia de excelência e ao mesmo tempo humanizada, feita com respeito e muito carinho”, afirmou a médica oftalmologista e coordenadora do serviço de residência médica da especialidade, Dra Marta de Filippi Sartori.
O credenciamento do curso tem que ser renovado a cada cinco anos, submetendo-se a instituição às mesmas condições exigidas para a concessão do mesmo.
Atendimento
Para ser atendimento na especialidade de oftalmologia, o morador precisa ser encaminhado pela Unidade Básica de Saúde (UBS), que é a porta de entrada para a rede municipal.