Diadema finaliza Cadastro Geral das Indústrias

Documento reúne informações e dados sobre o setor industrial da cidade e servirá de base para direcionar as ações voltadas para o crescimento econômico

  • Data: 17/06/2016 16:06
  • Alterado: 17/06/2016 16:06
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD
Diadema finaliza Cadastro Geral das Indústrias

Crédito:Marcos Luiz

Você está em:

Conhecer melhor os setores produtivos de Diadema e contextualizá-los para propor soluções e alternativas para o desenvolvimento da cidade foram alguns dos objetivos do Cadastro Geral das Indústrias. O estudo foi realizado, entre os meses de agosto de 2015 e março deste ano, pela Universidade São Caetano do Sul (USCS) e contou com o apoio técnico do Observatório Econômico e do Trabalho da Prefeitura.

Nesse período, as equipes de trabalho visitaram todas as indústrias da cidade para colher informações estratégicas. Os dados foram consolidados e, em julho, estará disponível para consulta on line.

Foram cadastradas 1.071 indústrias, o que corresponde a 70% de todo parque da cidade. De acordo com o documento, a maioria das indústrias é de transformação, ou seja, utilizam matéria prima para criar um produto final.

As principais áreas são Química, Metalúrgica, Mecânica, Material de Transporte (autopeças), Borrachas, Alimentos e Bebidas, Papel e Gráfico, Elétrico e Comunicação, Têxtil, Madeira e Mobiliário e Produtos Não Metálicos (embalagens de vidro, por exemplo). Mesmo sem possuir montadoras na cidade, Diadema se caracteriza por uma cadeia produtiva automotiva. Segundo o estudo, 70,4% das empresas que participaram da pesquisa fazem parte deste setor. Outro ramo de destaque é a indústria de cosmético, classificada como Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPPC), dentro do setor químico.

Os homens são maioria na mão de obra industrial (69,7%). Já a faixa etária mais absorvida pelo setor é a de 30 a 45 anos (42,8%), seguida da de 46 a 49 anos (23,2%) e os jovens de 25 a 29 anos (17,1%).

 “O cadastro Geral da Indústria traz ferramentas para que possamos desenvolver ações, conhecendo melhor nosso parque industrial, articulando com empresários, diagnosticando possíveis problemas, fazendo a aproximação do poder público com o privado e procurando novos caminhos que venham atender o setor produtivo do município”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Jorge Bialli.

O gestor avalia os dados para direcionar as ações para o setor. “Com essas informações, será possível incentivar negócios e desenvolver a cidade com a geração de mais empregos, trabalho e renda”, explicou. O cadastro ainda servirá para comprar e vender produtos locais, oportunidades de investimentos, reciclagem de resíduos sólidos, entre outros.

AÇÃO PLANEJADA
Para estimular o setor industrial, a Administração desenvolve ações para fortalecer e atrair mais empresas como sistema via rápida empresa e a cartilha do empreendedor

Compartilhar:

  • Data: 17/06/2016 04:06
  • Alterado:17/06/2016 16:06
  • Autor: Renata Nascimento
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados