Diadema está preparada para oferecer reforço da vacina contra febre amarela
Em 2020, a dose extra aos quatro anos de idade foi incluída no calendário vacinal nacional para garantir a proteção contra a doença
- Data: 28/01/2020 16:01
- Alterado: 28/01/2020 16:01
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:
Diadema segue a orientação do Ministério da Saúde (MS) e disponibiliza o reforço da vacina de febre amarela para crianças de quatro anos de idade que receberam a primeira dose aos nove meses de vida. A proteção entrou para o calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI) neste ano.
Também devem ser vacinadas crianças com cinco anos ou mais que não receberam a dose ou sem comprovação de vacinação. O reforço tem o objetivo de ampliar a eficácia da vacina para o público infantil. A dose única continua valendo para os demais públicos.
Mudança
Antes de o estado de São Paulo ser considerado como área de transmissão, a vacina contra febre amarela era indicada apenas para pessoas que viajariam para regiões com risco da doença. Em 2018, a situação mudou e a dose entrou no calendário oficial de vacinação adulto e infantil para crianças com idade mínima de nove meses.
“A vacinação é uma medida de proteção à saúde. O aumento das doenças transmissíveis demonstra a necessidade de ampliarmos nossa cobertura vacinal. Por isso, o município realiza todas as campanhas para atingir as metas de imunização preconizadas pelo Ministério da Saúde”, explicou a responsável pela Coordenadoria de Vigilância à Saúde, Andreia de Conto Garbin.
A dose de rotina está disponível nas 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta-feira, de acordo com o horário de cada sala de vacina. É importante ressaltar que a proteção da vacina se dá dez dias após a aplicação da dose. Esse tempo é necessário para que o corpo tenha tempo hábil de desenvolver anticorpos contra a febre amarela. A contraindicação é para quem tem alergia grave a ovo.
Para quem vai viajar para o exterior, pode ser exigido o Certificado Internacional de Vacinação. O documento é emitido em postos credenciados. Na região do ABC, existem dois locais: o Atende Fácil, em São Caetano do Sul, e o CRIE ABC, em Santo André.
Febre amarela
Os principais sintomas são febre alta, cansaço, dores de cabeça e muscular, náuseas e vômitos. A transmissão da doença se dá pelos mosquitos Aedes albopictus e Aedes aegypti, o mesmo transmissor da dengue e do zika vírus.
Serviço:
Postos de Vacinação
UBS ABC. Avenida das Ameixeiras, 679 – Jardim ABC.
UBS Canhema. Rua 22 de Abril, 113 – Jardim Canhema.
UBS Casa Grande. Rua Mem de Sá, 280.
UBS Centro. Avenida São José, 472 – Centro.
UBS Conceição. Rua Bororos, 80 – Vila Conceição.
UBS Eldorado. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 288 – Jardim Eldorado.
UBS Inamar. Rua José Vicente, 122 – Jardim Inamar
UBS Maria Tereza. Rua Epícea com a Av. Sinésio Pereira.
UBS Nações. Rua Itália, 249 – Jardim das Nações.
UBS Nogueira. Rua Sebastião F. Tourinho, 285 – Vila Nogueira.
UBS Nova Conquista. Avenida Presidente Juscelino, 759 – Vila São José.
UBS Paineiras. Rua Javari, 635 – Jardim Paineiras.
UBS Piraporinha. Praça Rui Barbosa, 27 – Piraporinha.
UBS Promissão. Rua Prudente de Moraes, 300 – Jardim Promissão.
UBS Real. Rua Odete Amaral de Oliveira, 129 – Parque Real
UBS Reid. Rua Serra do Maracujá, 49 – Parque Reid.
UBS Ruyce. Avenida Eldorado, 885 – Jardim Ruyce.
UBS São José. Rua Barão de Iguape, 98 – Vila São José.
UBS Serraria. Avenida Lico Maia, 803 – Serraria.
UBS Vila Paulina. Avenida Afrânio Peixoto, 351 – Vila Paulina.
Postos Credenciados para Certificado Internacional de Vacinação
Atende Fácil. Rua Carlos Major Del Prete, 651 – Centro – São Caetano do Sul. Tel.: 4227 7609 e 4227 7600. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h.
CRIE ABC. Rua Henrique Calderazzo, 331 – Paraíso – Santo André. Tel.: 2829 5165. Atendimento às segundas-feiras, das 8h às 14h. Certificado somente para os vacinados no próprio CRIE.