Diadema dá início ao Programa Capacitar na Fundação Florestan Fernandes
Iniciativa é destinada a mulheres travestis, mulheres e homens trans e tem como objetivo oferecer oportunidades para mudar a trajetória da vida profissional dessa população.
- Data: 09/11/2021 17:11
- Alterado: 09/11/2021 17:11
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Prefeitura de Diadema dá início ao Programa Capacitar
Crédito:Divulgação/PMD
A Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades, em parceira com o Senai e a Ecovias, realizaram nesta terça (09/11) o primeiro dos três encontros promovidos pelo Programa Capacitar, na Fundação Florestan Fernandes (FFF). O programa é destinado para mulheres travestis, mulheres e homens trans e tem como objetivo oferecer oportunidades para mudar a trajetória da vida profissional dessa população.
A capacitação, que tem o total de 20 horas, inclui noções de Empreendedorismo, Marketing, Ideia de Negócios, Finanças e Formalização de Negócios e quem participar receberá certificado emitido pelo Senai. Esteve presente 16 pessoas de 33 inscritas.
Para Robson de Carvalho, coordenador da pasta ligada ao Gabinete da Prefeitura de Diadema, a baixa escolaridade da população T é algo muito presente e o fator principal por trás disso é o preconceito. “Se olhar para a nossa realidade no Brasil, hoje, apesar do cenário de exclusão e de preconceito, você tem algumas pessoas trans que conseguiram superar essas barreiras e chegar à universidade, por exemplo. E aí elas descobrem que mesmo com diploma, isso não é garantia de que vão conseguir emprego, porque o preconceito passa à frente”, avalia.
O coordenador enfatiza ainda a parceria com a Ecovias e Senai: “As empresas não são planetas isolados da sociedade, então elas têm que atuar para que dentro da organização tenha um espaço que seja respeitoso e inclusivo, como essa grande oportunidade na qual a ECOVIAS está dando para nossa comunidade LGBTQIA+.”
Também estiveram presentes o diretor-presidente da FFF, Maninho, e o secretário adjunto de Governo, Indernes Junior.
Gestão inclusiva
Com história ligada aos movimentos LGBTQIA+, Robson de Carvalho fala com propriedade sobre os avanços promovidos pela atual gestão no que diz respeito ao combate ao preconceito e inclusão. “Quando olhamos para as políticas públicas, o que tivemos de avanço nos últimos anos? Nada! Sobretudo nos últimos anos foi uma série de ataques aos direitos da nossa comunidade LGBTQIA+ e zero iniciativas voltadas para empregabilidade.”
“Por isso nosso Prefeito Filippi, criou em tão pouco tempo de governo a Coordenadoria e o ambulatório Trans, com certeza novas conquistas virão, queremos muito o apoio de todes, para juntos avançar em políticas públicas como essa para nossa comunidade. Estamos juntos…. ninguém faz nada sozinho.” conclui Robson.