Diadema dá início à programação do Dezembro Vermelho na próxima quarta-feira (01/12)
Com o tema “Sua Vida Importa pra Mim – Faça o teste”, as ações pretendem estimular a realização do teste e combater o estigma e o preconceito sobre o assunto
- Data: 30/11/2021 09:11
- Alterado: 30/11/2021 09:11
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Dezembro Vermelho - “Sua Vida Importa pra Mim – Faça o teste”
Crédito:Adriana Horvath
A partir da próxima quarta-feira (01/12), a Prefeitura de Diadema promove o Dezembro Vermelho, mês que marca a Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids para conscientizar sobre a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o vírus do HIV, já que no primeiro dia do mês é celebrado o Dia Mundial de Combate à doença.
Com o tema “Sua Vida Importa pra Mim – Faça o teste”, o objetivo deste ano é estimular a testagem para ampliar o diagnóstico do HIV e Sífilis, e acessar o tratamento para os casos positivos, com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão destas infecções. Além disto, outro objetivo é reforçar que a pessoa pode ter o Vírus HIV e não saber e assim, se não adotar os devidos cuidados, transmitir para outras pessoas. “Ter o HIV não é o mesmo que ter AIDS. Uma pessoa que é identificada com o vírus pode viver anos sem apresentar os sintomas e sem desenvolver a doença. Porém, se a carga viral não estiver indetectável é o suficiente para transmitir o vírus para outras pessoas”, afirma Alexandre Yamaçake, coordenador do Programa Municipal IST/ Aids e Hepatites Virais. Em 2021, completa 40 anos da primeira vez que a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS) foi descrita e do paciente considerado zero.
As ações de conscientização sobre a doença irão ajudar a combater o estigma e o preconceito sobre o assunto e realizar distribuição de testes rápidos. As pessoas não precisam ser HIV positivo para serem solidárias à causa. “Precisamos romper com discriminações relacionadas ao HIV, que normalmente baseiam-se em atitudes e crenças estigmatizantes em relação a comportamentos, grupos, sexo, doenças e morte”, ressalta Alexandre.
Programação
Já no dia 1º de dezembro, o coordenador Alexandre Yamaçake fará uma live para celebrar o Dia Mundial de Combate à Aids e abordará a doença no mundo, país e município, fatores de risco, prevenção, teste rápido; como viver com HIV é possível, entre outros temas. O evento será transmitido a partir das 13h, pelo canal do Youtube da Prefeitura.
De 1 a 7 de dezembro (exceto dias 4 e 5), das 9h às 15h, as 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) irão intensificar a divulgação e a realização de testes rápidos de HIV e Sífilis e a distribuição de preservativos. O uso do preservativo em todas as relações sexuais é o método mais eficaz para evitar a transmissão das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.
No mesmo período, outros equipamentos da saúde, como o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), o Quarteirão da Saúde, o Ambulatório DiaTrans e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) – também realizarão testagem (confira abaixo o cronograma).
A Tenda da Prevenção disponibilizará materiais informativos e autoteste, para os que desejarem realizar a testagem em suas residências. A atividade percorrerá as quatro regiões da cidade (Norte, Sul, Leste e Centro-Oeste), entre os dias 1 e 8 de dezembro, das 14h às 17h.
Além disso, haverá divulgação da campanha no site da Prefeitura e nas redes sociais oficiais e decoração de prédios públicos com o laço vermelho, que é o símbolo da campanha que representa a solidariedade de pessoas ao redor do mundo com a resposta à epidemia de AIDS.
Para realizar a programação completa, o Programa Municipal IST/Aids e Hepatites Virais de Diadema fez parcerias com o Quarteirão da Saúde, Ambulatório DIA Trans, CAPS AD, Centro POP e a Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades.
Aids
Aids é a doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. Os pacientes soropositivos podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.
O tratamento é realizado com medicamentos antirretrovirais para impedir que o vírus se replique dentro das células, evitando que a imunidade caia e que a Aids apareça.
Serviço:
Programação Dezembro Vermelho
1 de dezembro, quarta-feira
· 13h. Live “Sua Vida Importa Pra Mim – Faça o teste”
Acompanhe pelo canal do Youtube da Prefeitura @PrefDiadema.
· Das 14h às 17h. Tenda da Prevenção na região Leste
Próximo à UBS Serraria – Bairro Serraria.
3 de dezembro, sexta-feira
· Das 14h às 17h. Tenda da Prevenção na região Norte
Praça Celite – Campanário.
6 de dezembro, segunda-feira
· Das 14h às 17h. Tenda da Prevenção na região Sul
Parque Ecológico. Avenida Nossa Senhora dos Navegantes, 145 – Eldorado.
8 de dezembro, quarta-feira
· Das 14h às 17h. Tenda da Prevenção na região Centro-Oeste
Largo do Jardim Marilene – Jardim Marilene.
De 1 a 7 de dezembro, das 9h às 15h
Testes rápidos para HIV e Sífilis, disponibilização de preservativos
Locais: 20 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), O Quarteirão da Saúde, o Ambulatório DiaTrans, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) e Centro POP