Diadema cria GT para aprimorar políticas da população LGBT
Grupo, que reúne representantes de diferentes secretarias, vai se reunir mensalmente e avaliar e garantir o cumprimento das iniciativas do governo voltadas ao segmento
- Data: 21/09/2022 14:09
- Alterado: 15/08/2023 22:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Diadema cria GT intersecretarial para aprimorar políticas da população LGBT
Crédito:Secom Diadema
A Prefeitura de Diadema instalou o Grupo de Trabalho (GT) Diversidade, que vai reunir representantes de oito secretarias e da Fundação Florestan Fernandes. O objetivo é que os participantes possam identificar, dentro de suas áreas e nos planos municipais relativos às pastas, quais são as políticas públicas que garantem os direitos da população LGBT+ da cidade. O GT foi uma demanda da Coordenadoria de Políticas de Cidadania e Diversidades.
O coordenador de Diversidades, Robson de Carvalho, apresentou os trabalhos da Coordenadoria, que fez um ano em julho e cuja criação foi um compromisso assumido pelo prefeito José de Filippi Júnior durante sua campanha. “O intuito desse grupo é alinhar o trabalho de todas as secretarias com relação à população LGBT+”, explicou Robson, lembrando que historicamente, as pessoas LGBT+ são sempre associadas à Secretaria de Saúde.
Robson citou como exemplo as alterações feitas nos protocolos da Fundação Florestan Fernandes como medida para atender melhor a população LGBT+ e a comunicação institucional no mês da visibilidade lésbica alertando para o menor acesso dessas mulheres aos serviços de saúde. “Na Secretaria de Esporte e Lazer, na Assistência Social e Cidadania, na Habitação, em todas as áreas deve haver o mesmo respeito ao nome social, o mesmo respeito às particularidades”, citou.
O coordenador também apresentou todas as iniciativas feitas pela Coordenadoria desde sua criação, muitas delas em parceria com as secretarias, como o projeto Capacitar Trans, realizado em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho; os encaminhamentos para referenciamento junto aos Cras (Centro de Referência em Assistência Social) e entrega de cestas básicas, em parceria com a Secretaria de Assistência Social.
“Vamos intensificar nos departamentos a adequação de formulários para que haja sempre o respeito ao nome social e capacitar os servidores para que todos os moradores sejam sempre bem atendidos”, citou. “Essa articulação vai ser uma cooperação para a Coordenadoria e para todas as áreas, para que todos nós possamos cumprir os planos desse governo, que preveem o respeito e a inserção de todos os grupos minoritários”, concluiu o coordenador.
Participaram o encontro além do coordenador de Diversidades, Robson de Carvalho, Sheila Onório, representando a Secretaria de Assistência Social; Yury Orosco, pela Secretaria de Saúde; Rafael Campos, da Secretaria de Comunicação; Ana Rosa de Jesus, representando a Secretaria de Segurança Cidadã; Severino Soares, da Secretaria de Segurança Alimentar; Adilson Souza, da Secretaria de Esportes e Lazer; Rosângela de Souza, da Fundação Florestan Fernandes; e Lúcia Bueno, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O próximo encontro será realizado no dia 18 de outubro