Diadema conta com Universidade Aberta às Pessoas Idosas
Esta sexta-feira, 22/02, foi de muita animação para os 55 idosos que iniciaram as aulas da Universidade Aberta às Pessoas Idosas (UAPI), na UNIFESP
- Data: 23/02/2019 10:02
- Alterado: 23/02/2019 10:02
- Autor: Beatriz Lucas
- Fonte: PMD
Crédito:
Cada aluno pode escolher duas disciplinas dos cursos oferecidos na UNIFESP Diadema para cursar durante o semestre como fisiopatologia, farmacologia, etnobotânica, segurança industrial, espanhol, inglês, entre outras. Além disso, todas as sextas-feiras os alunos contam com aulas fixas sobre diversos temas como alimentos e suas transformações, cuidados com a pele, uso de smartphone, como envelhecer com uma boa memória.
A aposentada Eny Ferreira de Souza, de 67 anos, viu na UAPI a chance de realizar um sonho. “Para mim é uma honra entrar em uma Universidade. Pensei que nunca ia ter essa oportunidade. Estudar espanhol é a realização de um sonho. Eu não tenho palavras para descrever o que estou sentindo. É muito bom”.
A Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, está apoiando a ação da UAPI e contribuiu para a divulgação nos serviços de convivência oferecidos para os idosos da cidade. “Todos vocês têm a condição de continuar aprendendo, produzindo e compartilhando conhecimento. Aproveitem a oportunidade de estar em uma universidade. Tenham uma ótima aula”, ressaltou a secretária interina de Assistência Social e Cidadania, Caroline Rocha, durante a primeira aula.
Hoje, há cerca de 42 mil idosos no município de Diadema. Destes, 462 estão cadastrados no Centro de Convivência Municipal do Idoso (CCMI) e 230 no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) do Instituto Enéas Tognini.
O CCMI é um órgão da Secretaria de Assistência Social e Cidadania que oferece aos idosos diversas oficinas como tricô, crochê, pintura em tecido, pintura de tela, patchwork (trabalho com retalhos), dança cigana e do ventre, zumba, carimbó e também atividades como tênis de mesa, ginástica com treino funcional e dominó. As oficinas são realizadas com o propósito de levar serviço de convivência e fortalecimento de vínculos entre os idosos e a comunidade.
Além disso, o município conta com o Conselho Municipal do Idoso (CMI) que tem como objetivo auxiliar a Prefeitura a fiscalizar e melhorar a qualidade de vida dos idosos, dando espaço para que esta parcela da população seja ouvida. O CMI é um órgão de deliberação da política municipal do idoso e de fiscalização de entidades de atendimento, sendo um instrumento fundamental para o controle social das políticas voltadas ao idoso.
Em 2018, a Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, recebeu o Selo Inicial do Programa São Paulo Amigo do Idoso. Esta é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que tem como objetivo incentivar os municípios no desenvolvimento de ações que promovam a qualidade de vida dos idosos, premiando com uma certificação os que cumprirem progressivamente as etapas.