Diadema constrói fluxo específico para recepção nas UBSs
Atendimento tende a ser mais funcional para trabalhadores, além de eficiente e acolhedor para usuários do serviço
- Data: 04/04/2023 16:04
- Alterado: 04/04/2023 16:04
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Diadema constrói fluxo específico para recepção nas UBSs
Crédito:Igor Andrade Cotrim
Nos meses de fevereiro e março, 10 Unidades Básicas de Saúde participaram do terceiro encontro, da 2ª etapa do ciclo de oficinas locais “O Papel da Recepção ao Usuário na Unidade Básica de Saúde”, promovida nas Unidades ABC, Inamar, Maria Tereza, Nogueira, Nova Conquista, Paulina, Paineiras, Promissão, Ruyce e São José. Os dois primeiros encontros dessa fase foram realizados nos meses de novembro de 2022 e janeiro deste ano.
Participaram, até este momento, 356 profissionais, entre trabalhadores da recepção, “posso ajudar”, regulação, farmácia e outros setores de atendimento direto ao público.
A coordenadora da Atenção Básica, Maria Luiza Malatesta, explica que, com isso, todas as UBSs do município foram contempladas. “A expectativa é que, a partir disto, a gente possa construir uma relação de co-participação e co-responsabilização dos trabalhadores na melhoria da qualidade do atendimento ofertado à população”.
Como funciona
Nos dois primeiros encontros, as equipes reuniram informações do serviço como potencialidades, dificuldades, fluxos e apoio às demandas da recepção. No terceiro encontro, os profissionais refletiram sobre suas práticas e percepções de trabalho para construir uma matriz de intervenção para apresentação do Plano de Ação para melhoria e qualificação da recepção ao usuário. O objetivo é tornar o atendimento mais funcional para os trabalhadores, além de eficiente e acolhedor para os usuários.
A ação faz parte do “Programa UBS Nota 10 – Mais Acolhedora, Mais Acessível. Mais Humana”, que já reformou 12 das 20 UBSs da cidade. A próxima Unidade reformada a ser entregue será a UBS Nogueira, neste mês.
Algumas melhorias, porém, já estão em todas as Unidades como totem de pesquisa de avaliação, painel para senha de atendimento, padronização de uniforme, equipes de limpeza e qualificação das equipes de recepção.
A agente administrativo Tatiana Oliveira Araújo atua na UBS Inamar desde 2007 e vê com bons olhos a construção de uma nova matriz de atendimento. “É importante para buscar a melhoria contínua da unidade para os usuários e profissionais que nela trabalham. Os encontros estão sendo muito produtivos e vamos construir esse novo fluxo em breve”, afirmou a servidora.
Primeira etapa
Entre 13 de julho e 5 de setembro de 2022, 359 profissionais das UBSs Canhema, Casa Grande, Centro, Conceição, Eldorado, Nações, Parque Real, Piraporinha, Reid e Serraria participaram do primeiro ciclo de oficinas e construíram uma matriz de trabalho integrada, de acordo com o perfil de cada Unidade.
O segundo ciclo de oficinas, direcionado para as demais Unidades Básicas de Saúde, segue até 28 de abril.