Diadema celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com novos investimentos

Mais área verde: cidade vai ganhar dois parques públicos municipais, até o ano que vem

  • Data: 02/06/2023 13:06
  • Alterado: 02/06/2023 13:06
  • Autor: Marcos Luiz
  • Fonte: PMD
Diadema celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com novos investimentos

Parque Linear Billings

Crédito:PMD

Você está em:

Em Diadema, o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) é uma data para lá de especial porque a causa ambiental é prioridade de governo. Para marcar a ocasião, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Serviços Urbanos (SMAS) vai entregar obras, reformas e melhorias, além de promover atividades durante o mês.
O zelo e a preocupação com a fauna silvestre e animais domésticos são alguns destaques da programação do Mês do Meio Ambiente de Diadema.

Bem-estar animal

Segundo a direção ambiental da Prefeitura, será lançado o Programa de Acolhimento, Resgate e Conservação de Animais Silvestres. Para tanto, o Jardim Botânico de Diadema está em obras para abrigar um “Complexo de Atendimento para Animais Silvestres” com equipe formada por biólogo, veterinário e outros profissionais.

Semanalmente, a equipe da SMAS realiza cerca de três resgates de bichos de diferentes espécies. Agora, o novo serviço contará com equipe treinada e com veículo próprio e adaptado para recolhimento desses animais.

A obra de dois consultórios veterinários está em curso, juntamente com área reservada para acolhimento/adaptação dos animais silvestres resgatados, como aves, mamíferos etc. No mesmo período o Borboletário também passará por reforma e readequação. O prazo previsto dessas e outras intervenções no local é até o final de junho.

“Para otimizar recursos em pról do bem-estar animal, os novos consultórios veterinários também vão servir para realizar castrações. Em breve, vamos organizar uma Campanha de Castração para 1.300 animais domésticos como cães e gatos”, anunciou o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviço Urbanos, Wagner Feitoza, o Vaguinho.

Novo Pet Park

Outra questão que diz respeito ao bem-estar animal também está na pauta ambiental da Prefeitura.

Este mês será inaugurado mais um Pet Park. Desta vez, o espaço próprio para cães será instalado na Praça Pôr do Sol, em Piraporinha, próximo do Clube Público Mané Garrincha.

Vale relembrar que a SMAS já entregou três Pet Parks nos seguintes locais: na Praça das Quadras, região central; no Jardim Amuhadi, bairro Inamar; e no Parque Takebe, localizado no Canhema.

Expectativa de novos parques no Serraria e Eldorado

Parque Serraria – Além de investimentos nas áreas verdes do município, a Prefeitura segue trabalhando para entregar mais dois parques públicos até o ano que vem. O primeiro a ser entregue deve ser o Parque Serraria que ocupa parte do antigo Sítio Miguel Reale, em frente à Paróquia Nossa Senhora das Graças, na avenida Dona Ruyce Ferraz Alvim, no bairro Serraria.

A iniciativa faz parte do termo de compensação ambiental referente à obra de construção da nova unidade do Grupo Atacadão, conforme o Projeto de Área de Intervenção Urbana (PIU). Pioneiramente, o projeto contou com a participação das secretarias municipais de Habitação e Desenvolvimento Urbano e a de Meio Ambiente e Serviços Urbanos.

Parque Linear Billings – Com previsão de entrega até 2024, o Parque Linear Billings já está sendo implantado junto à margem da Represa Billings, no bairro Eldorado. O projeto da SMAS é interligar o novo espaço verde ao tradicional Parque Ecológico Fernando Vitor de Araújo Alves, que aliás, também vai receber melhorias durante o Mês do Meio Ambiente.

De acordo com o secretário municipal Vaguinho, a primeira etapa das obras do Parque Linear Billings contou com recursos provenientes de contrapartida ambiental. “Nessa fase foi implementado o gradil e o plantio de 90 árvores. Agora, estamos no processo de licitação da obra de construção do complexo, que contará com quadra de areia, guarita, pista de caminhada, playground e outros equipamentos”, explicou.

O secretário também enfatizou que com a implantação do Parque Linear Billings junto ao braço da Represa, a Prefeitura está tratando/reivindicando junto ao Governo do Estado e à EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) assuntos relativos à recuperação e preservação da área e do reservatório.

Cetesb aponta a gestão eficiente dos resíduos sólidos

A questão dos resíduos sólidos é um dos grandes desafios ambientais da Prefeitura de Diadema. Mas a boa notícia é que o problema tem sido enfrentado com eficiência pela SMAS, conforme mostrou estudo recentemente publicado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

De acordo com o Índice de Gestão de Resíduos Sólidos da Cetesb, a cidade de Diadema ocupava a 23ª posição em 2021. Já no ano passado, o município melhorou e conquistou a 17ª posição entre as 20 melhores cidades paulistas nessa questão.

A melhoria nesse ranking ocorreu devido aos investimentos do município no Departamento de Limpeza Urbana (DLU), responsável pela Estação de Transbordo de Lixo, no Jardim Inamar.

“Assim que o governo Filippi assumiu, começamos a remover a ‘montanha de lixo’ de 15 toneladas que encontramos no DLU. Além disso, melhoramos o serviço de coleta nas ruas, ampliamos o número de ecopontos, intensificamos a fiscalização e eliminamos mais de 100 pontos clandestinos de descarte de lixo, entulhos e bagulhos”, explicou o secretário Vaguinho.

Visando uma cidade cada vez mais limpa e organizada, a Prefeitura vai inaugurar este ano mais três novos ecopontos municipais: Piratininga, Inamar e Campanário (av. Brasília com av. Curió).

Portanto, a meta da cidade é fechar este ano com um total de 16 ecopontos para que moradores descartem gratuitamente entulhos, bagulhos e recicláveis.

Coleta seletiva porta a porta

Outro dado positivo no balanço dos avanços ambientais do município é a criação do Programa Recicla Diadema que implantou a coleta seletiva porta a porta, em outubro passado. Segundo as Cooperativas de Catadores que recebem e comercializam os materiais recolhidos, o volume de resíduos está crescendo em quantidade/qualidade e viabilizando melhorias, geração de trabalho e renda para mais cooperados.

A iniciativa conta com total apoio da Prefeitura. Além do caminhão da coleta seletiva que passa uma vez por semana em cada rua, a SMAS instalou mais 80 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) em próprios públicos, principalmente. “Além disso estamos instalando mais 80 Big Bags em locais onde não cabem os PEVs. Com isso, em breve teremos 160 pontos de entrega de recicláveis, ampliando ainda mais a coleta seletiva”, explicou o secretário Vaguinho.

Por uma cidade sustentável

Responsável pela execução da política ambiental da Prefeitura, a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Diadema tem atuado para o desenvolvimento geral da cidade com qualidade de vida e sempre em consonância e respeito ao meio ambiente.

“O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data especial de reflexão e avaliação para que possamos corrigir e melhorar nossa atuação como gestores de políticas públicas. Nosso objetivo deve ser sempre a construção de uma cidade mais humana, desenvolvida e sustentável”, reafirmou Vaguinho.

“Diadema merece e deve comemorar o crescimento que o município vem alcançando no ranking ambiental. Isso é fruto dos investimentos na política de resíduos sólidos, implantação da coleta seletiva porta a porta, educação ambiental, arborização urbana, ecopontos, ações de bem-estar animal, entre outros”, concluiu.

Compartilhar:










Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados