Diadema celebra a Primavera e o aniversário do Borboletário
A palestrante convidada é a professora Marta Marcondes, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
- Data: 15/09/2021 18:09
- Alterado: 15/09/2021 18:09
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Adriana Horvath
Para comemorar a chegada da estação das flores, a Prefeitura vai realizar a “Semana da Primavera – Floresce Diadema”, de 18 a 24 de setembro. O objetivo da programação é reforçar a educação ambiental da população e destacar, principalmente, a importância das árvores na qualidade de vida e sustentabilidade da cidade.
A abertura será no Jardim Botânico de Diadema, neste sábado, 18/9, às 15h, com a palestra “Sem floresta não tem água. Vamos discutir sobre isso?”. Na mesma data e local, às 17h10, haverá uma visita ‘noturna’ ao Borboletário Municipal, que está completando 16 anos de existência.
A palestrante convidada é a professora Marta Marcondes, da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). A bióloga e pesquisadora também coordena o Laboratório de Análise Ambiental do Projeto IPH – Índice de Poluentes Hídricos / USCS. Já a visita ao Borboletário será guiada pelo biólogo Sandro Santana, da Prefeitura de Diadema.
Para participar dessas atividades é necessário fazer a inscrição antecipada, pois as vagas são limitadas (40 pessoas).
A Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Urbanos de Diadema (Semasu) é a responsável pela organização da “Semana da Primavera – Floresce Diadema”. Para tanto, conta com o apoio das secretarias municipais de Cultura e de Comunicação.
O segundo evento da “Semana da Primavera” será o Pedágio Ecológico (20/9, às 9h) com atividades de educação ambiental, distribuição de mudas entre outros, na praça Lauro Michels, no Centro.
Dia da Árvore
Para comemorar o “Dia da Árvore” (terça, 21/9), o prefeito José de Filippi Júnior, a vice-prefeita, Patty Ferreira e o secretário municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Wagner Feitoza, o Vaguinho, vão realizar um plantio de mudas de “diadema” (nome científico: Stifftia chrysantha), no Parque Ecológico do Eldorado. O evento será transmitido pelo Facebook da Prefeitura.
Símbolo da cidade, a árvore “diadema” sofre risco e ameaça de extinção. O exemplar também é protegido por lei. Por não crescer muito nem danificar calçadas, é bem apropriada para a arborização urbana. Além disso, suas flores atraem beija-flor, borboleta e outros polinizadores. Equipes da Prefeitura também vão fazer o plantio dela em outros pontos da cidade.
Aniversário do Borboletário
A live (22/9, 17h) de comemoração dos 16 anos do Borboletário Municipal também será destaque da “Semana da Primavera – Floresce Diadema”. O evento on-line terá música ao vivo, poesia, grafite, educação ambiental e revoada de acasalamento das borboletas.
O Borboletário de Diadema, que já recebeu cerca de 90 mil visitantes, é um dos mais importantes espaços de ecoturismo e educação ambiental da região metropolitana de São Paulo.
Único nas sete cidades do Grande ABC, o criadouro tem finalidade científica e de reserva genética. O evento será transmitido pelos canais Youtube e Facebook da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Cultura.