Diadema capacita profissionais para ampliar testagem rápida de HIV, hepatites e sífilis
Capacitação contínua para profissionais da rede municipal de saúde qualifica atendimento. Testes rápidos são realizados nas UBS e CAPS da cidade
- Data: 12/04/2023 14:04
- Alterado: 31/08/2023 20:08
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Capacitação
Crédito:Mauro Pedroso
De 10 a 14 de abril, 110 profissionais da rede municipal de Saúde de Diadema que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) participam da Capacitação para Teste Rápido de HIV, Hepatites e Sífilis.
Divididos em turmas, os profissionais serão habilitados e certificados após o conteúdo teórico e prático. O curso é uma ação de educação permanente e na capacitação contínua para os profissionais da rede. “É fundamental o papel da Atenção Básica no diagnóstico precoce das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e acesso ao tratamento. Neste ano, estamos implantando os testes rápidos em todos os CAPS”, afirmou o psicólogo Willian Cristoffer de Souza, que ministrou o curso e faz parte da equipe de prevenção do Programa Municipal de Hepatites Virais.
Para a técnica de enfermagem da UBS Centro, Cristina de Caldas, o conhecimento passado no curso trará mais segurança para realização do procedimento na Unidade. “É a primeira vez que faço essa capacitação. As informações são passadas aqui com mais detalhe e isso faz diferença. Durante a realização do teste, é importante ter biossegurança, ser assertiva e saber com segurança o que estamos fazendo”.
“Em todo treinamento sobre HIV, Hepatites virais e quaisquer outras doenças associadas a preconceito ressaltamos que há lei e portaria que preconizam a questão do sigilo absoluto. Tanto para tranquilizar o profissional de saúde, na realização dos diagnósticos que eles praticam com os usuários, quanto para os usuários que possam se sentir seguros de que tudo que é feito na sala de testagem ou aconselhamento é de sigilo absoluto”, afirma Alexandre Yamaçake, coordenador do Programa Municipal de Hepatites Virais e do CR IST.
Confiança
Os testes disponibilizados na rede municipal possuem mais de 99% de confiabilidade e são utilizados para diagnóstico e triagem, de acordo com o agravo de saúde. Quando algum resultado dá positivo, a pessoa passa por aconselhamento e dá início ao tratamento.
O aconselhamento vai oferecer recursos do serviço que melhor combinam para a prevenção de acordo com as características do indivíduo, como camisinha, Profilaxia Pré Exposição (PrEP) ou Profilaxia Pós Exposição Sexual (PEP). “A testagem também serve como um momento de prevenção desse usuário, ressaltando que isso é possível apenas se a pessoa estiver em exposição sexual de risco. Por isso, é importante que toda pessoa que está em uma situação de risco faça a testagem”, alerta Yamaçake.
O coordenador do programa lembra ainda que Diadema a capacitação é mais um compromisso das metas globais 95-95-95, propostas pela UNAIDS em 2021, para que 95% das pessoas conheçam seu diagnóstico positivo para HIV; 95% das que conheçam seu diagnóstico estejam em tratamento, e 95% das pessoas que vivem com HIV e estejam em tratamento, estejam em supressão viral ou carga indetectável. “Estamos cumprindo essa meta. Quando a gente faz treinamentos como esse, descentralizamos as ações e esse é um dos papeis primordiais da Atenção Básica”, ressalta.
CR / CTA
O Centro de Referência (CR) é composto por ambulatório especializado em infectologia e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA). O ambulatório realiza atendimentos de pessoas vivendo com HIV/Aids, hepatites virais, hipótese diagnóstica em infectologia, casos de maior complexidade de pessoas com ISTs e vítimas de violência sexual aguda, além de realizar exames de apoio diagnóstico. Já o CTA/CR realiza a testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite B e C de forma humanizada, respeitosa, realizando o aconselhamento pós-teste, de acordo com as orientações do programa nacional.
Serviço:
Centro de Referência em Infecções Sexualmente Transmissíveis (CR IST)
Avenida Antônio Piranga, 700 – 2º andar do Centro de Especialidades Quarteirão da Saúde
Tel.: 4043 8000