Diadema apresenta os novos serviços assistenciais

CRAS Móvel levará serviços aos bairros mais afastados dos CRAS, novas casas de passagem receberão crianças, adolescentes e jovens e uma casas inclusiva atenderá pessoas com deficiência

  • Data: 26/04/2023 09:04
  • Alterado: 26/04/2023 09:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD
Diadema apresenta os novos serviços assistenciais

CRAS Móvel: Capacidade de acelerar inscrições no Cadastro Único

Crédito:André Baldini

Você está em:

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) está com um pacote de novos investimentos em serviços assistenciais para a população de Diadema. O CRAS Móvel é uma van totalmente equipada para alcançar toda a cidade e realizar, diretamente nos bairros, o Cadastro Único e outros serviços de Assistência Social realizados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), como atendimento a famílias e indivíduos em situação de risco e vulnerabilidade social.

O veículo tem espaço para atendimento aberto, para atendimento reservado e conta com mesa e cadeiras que podem ser montados no chão, para quem tem dificuldade em subir degraus. Ele também vem equipado com geladeira e microondas para apoiar a equipe responsável, que poderá passar o dia na rua sem problemas.

Inicialmente o CRAS Móvel ficará próxima aos CRAS Promissão e Inamar, que passarão por reformas, mas ela também se deslocará por outras regiões que têm alta demanda pelos serviços, como o Canhema.

A van também dará apoio a atividades das Coordenadorias, levando aos bairros ações de mobilização e conscientização junto às Mulheres, à Juventude, ao Povo Preto, aos Povos Indígenas e à População LGBTQIA+.

Casas de Passagem

Outros dois equipamentos recém-conveniados junto à SASC são a República Jovem e a Casa de Passagem, que ajudarão no acolhimento de crianças, adolescentes e jovens. A República Jovem é uma unidade de acolhida para jovens que saem dos serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes ao completarem 18 anos. É uma casa compartilhada para até 6 jovens, que terão supervisão técnica para exercitarem sua autonomia. Os jovens poderão ficar na República até os 21 anos, mas a expectativa é que eles entrem no mercado de trabalho e possam atingir sua própria independência antes mesmo disso.

Já a Casa de Passagem é um serviço de acolhimento provisório e transitório de caráter emergencial para o atendimento de crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social. As crianças e adolescentes permanecerão no serviço para a elaboração de diagnostico detalhado da situação e o suprimento de suas necessidades básicas, enquanto será definido se retornarão para a família de origem, para a casa de parentes ou para alguma instituição de acolhimento. São 15 vagas e a criança ou adolescente poderá permanecer na casa por até 30 dias.

Inclusão

Por fim, a Residência Inclusiva será uma unidade de acolhimento institucional, com 10 vagas para jovens e adultos com deficiência e em situação de dependência, que não disponham de condições de autossustentabilidade ou de retaguarda familiar ou que estejam em processo de desinstitucionalização de outras instituições de longa permanência. Como mais um apoio a esta população, o novo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos a Pessoas com Deficiência atenderá pessoas de 18 a 59 anos em situação de vulnerabilidade social. A inserção nestes serviços será feita pela própria rede socioassistencial da SASC, após avaliação técnica.

Compartilhar:

  • Data: 26/04/2023 09:04
  • Alterado:26/04/2023 09:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados