Diadema adere à Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo
Atividades de casa a casa, distribuição de material informativo e abordagem da população para apresentar os tipos de escorpiões encontrados
- Data: 26/08/2023 14:08
- Alterado: 01/09/2023 19:09
- Autor: Renata Nascimento
- Fonte: PMD
Crédito:Dino Santos/PMD
A partir desta segunda-feira (28/08), Diadema participa da Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo, promovida pela Secretaria do Estado da Saúde (SES) em parceria com os municípios. Até 1º de setembro, será intensificada a divulgação de informações sobre medidas que podem ser adotadas para prevenir o aparecimento desses animais e, consequentemente, possíveis acidentes causados pela picada do escorpião.
Na segunda-feira (28), a equipe da Unidade de Vigilância a Zoonoses (UVZ) fará mutirão de atividade casa a casa na Rua Joaquim Gonçalves Ledo, no bairro Taboão e arredores. O local foi definido devido às notificações de presença/captura de escorpiões e o intuito é vistoriar residências e comércios, entregar material informativo e orientar a população.
Durante a semana, os técnicos também farão ação educativa nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com abordagem de munícipes e entrega de material informativo com mostruário de escorpiões para que a população conheça os tipos e tamanhos do animal.
Nos dias 28 e 29 será a vez das Unidades Promissão, Serraria e Casa Grande. No dia 29, também será incluída na programação a UBS Eldorado. Na quarta-feira (30), a equipe se desloca para as UBSs Centro, Paineiras, Nações, Canhema e Eldorado. Na quinta-feira (31), novamente as Unidades Centro, Paineiras, Nações e Real e, na sexta-feira (01), é a vez da UBS Conceição. Já o Quarteirão da Saúde terá ação educativa entre 30 de agosto e 1º de setembro.
Além disso, as UBS Real e Casa Grande participarão de roda de conversa específicas para profissionais.
Como evitar acidentes
O escorpião se alimenta de baratas, por isso, é importante manter os ambientes limpos e livres de inservíveis. “A principal mensagem da ação é como evitar acidentes. A prevenção é similar à da dengue, como não juntar objetos em casa, ter quintais e terrenos limpos, sem acúmulo de sujeira ou entulho”, explica a médica veterinária da UVZ, Lívia Aoqui.
Outras medidas importantes são: manter berços e camas afastados da parede; examinar roupas, sapatos e tolhas antes de usar; andar sempre calçado e proteger as mãos com luvas quando trabalhar na terra ou manipular entulhos e outros materiais. A vedação de ralos de chão e pia, eliminação de frestas de paredes, pisos e tetos e proteção das soleiras de portas ainda completam as ações para afastar o escorpião. Mais informações podem ser consultadas em https://portal.diadema.sp.gov.br/saude/prevencao-controle-de-doencas/.
O que fazer
Ao encontrar um escorpião, a Unidade de Vigilância a Zoonoses (UVZ) orienta que, se possível seja guardado em um pote tampado ou coloque um pote virado de boca para baixo – para imobilizar o animal – e informe imediatamente o serviço municipal pelo telefone. O animal também pode ser levado à UBS, com cuidado para não escapar, e lá será feita a notificação de captura do escorpião.
Entretanto, se a pessoa for picada é importante lavar o local com água e sabão, aplicar compressa morna e levar para atendimento médico imediatamente. “O grupo de maior risco para complicações e óbito são crianças menores de 10 anos, por isso, a atenção deve ser redobrada”, ressalta a veterinária.
Nossa referência para atendimento na região do ABC é o Hospital de Urgências de São Bernardo do Campo, localizado na Rua Joaquim Nabuco, 380, região central.
Serviço:
Unidade de Vigilância a Zoonoses (UVZ) de Diadema
Rua Ipoá, 131 – Inamar
Tel.: 0800 77 10 963.
Hospital de Urgência de São Bernardo do Campo
Rua Joaquim Nabuco, 380 – Centro
Tel.: 2630 9827 / 9824 / 96605 1801