Dia Nacional da Economia Solidária resgata pioneirismo de Diadema
Conceito é uma das vertentes econômicas do município, que tem na Economia Solidária uma política pública institucional desde 2009
- Data: 15/12/2022 19:12
- Alterado: 15/12/2022 19:12
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Diadema
Crédito:Mauro Pedroso / PMD
O Dia Nacional da Economia Solidária, celebrado neste 15 de dezembro, é tempo de mostrar que, em Diadema, esse tema é política pública que move a economia municipal há décadas.
Em âmbito nacional, a Economia Solidária é comemorada desde 2019 (pela lei 13.928), mas, em Diadema, ela é política pública institucional desde novembro de 2009, pela Lei Complementar 301.
Para comemorar a data especial, foi feito um ato solene na Câmara Municipal de Diadema na última quarta-feira (14), com a presença da chefe de divisão Mariana Giroto e do diretor da Economia Solidária, Marcelo Lucas. O setor é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, comandada pela vice-prefeita Patty Ferreira.
“É abrindo caminhos para de fato levar mais um serviço até onde as pessoas não conseguem alcançá-lo e isso também diz muito do que a gente quer enquanto conceito de Economia Solidária”, disse Marcelo em seu discurso.
A Casa da Economia Solidária acolhe empreendedores de várias vertentes econômicas para criação de uma rede de suporte com objetivo de fortalecer e expandir os pequenos negócios.
Prova do olhar da Administração para a Economia Solidária é o fato de os empreendedores terem sempre espaço para expor seus produtos em grandes eventos realizados na cidade.
Neste final de ano, por exemplo, a Casa da Economia Solidária reuniu quase 200 empreendedores para organizar e capacitar para o 2º Festival de Natal de Diadema. O grupo passou por formação em introdução à economia solidária no curso ministrado pela professora Gilnair Pereira.