Dia Mundial da Saúde: Saneamento e saúde caminham lado a lado em Mauá

Investimentos da BRK levaram a cidade a ter um dos melhores índices da Região Metropolitana de São Paulo na coleta e tratamento do esgoto

  • Data: 05/04/2023 13:04
  • Alterado: 05/04/2023 13:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: BRK
Dia Mundial da Saúde: Saneamento e saúde caminham lado a lado em Mauá

Crédito:Divulgação

Você está em:

Saneamento e saúde não podem ser desassociados. E com um sistema eficiente de coleta, tratamento e destinação final do esgoto, os riscos relacionados a doenças associadas a esse serviço essencial ao ser humano são reduzidos. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Mauá, sabe disso e investe para manter um alto padrão de qualidade.

No Dia Mundial da Saúde, a ser comemorado em 7 de abril, Mauá se destaca como uma das cidades que mais avançou nos últimos anos no tratamento de esgoto e hoje possui um dos melhores índices da Região Metropolitana de São Paulo. A coleta de esgoto chegou a 93% e o tratamento já atingiu a marca de 89%, índices expressivos para a região.

Em 2022, a estimativa era de que 100 milhões de brasileiros viviam sem acesso à coleta de esgoto. Em Mauá, a realidade é outra. Diariamente, 55 milhões de litros de efluentes são coletados e tratados na Estação de Tratamento de Esgoto da cidade.

“Trabalhamos diariamente para manter o sistema de tratamento de esgoto de Mauá operando dentro dos padrões exigidos pela legislação. A cidade evoluiu muito nos últimos anos no que diz respeito a esse serviço. Sabemos que, desta maneira, conseguimos promover a saúde e mantermos nossa meta de levar o saneamento muito além do básico”, destaca Bruno Gravatá, gerente de operações da BRK em Mauá.

Vale dizer que entre as doenças que podem ser evitadas com um serviço de saneamento eficaz estão a diarreia, disenteria bacteriana, febre tifoide, cólera, leptospirose, hepatite A, verminoses e até mesmo as chamadas arboviroses, como as que são transmitidas por insetos como dengue e Chikungunya e zika.

“O saneamento é parte essencial de todo um complexo sistema que envolve a saúde pública. Ao garantirmos a água de qualidade e oferecermos o tratamento correto ao esgoto, estamos ajudando a prevenir doenças e garantir a qualidade de vida da população”, afirma Diego de Oliveira e Silva, gerente regional de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA) da BRK.

Compartilhar:

  • Data: 05/04/2023 01:04
  • Alterado:05/04/2023 13:04
  • Autor: Redação
  • Fonte: BRK









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados