Dia das Crianças – O futuro está nas mãos dos pequenos
Promover a educação ambiental para crianças contribui para que elas criem responsabilidades, bons hábitos e sejam mais conscientes dos seus atos, preservando a natureza
- Data: 11/10/2023 17:10
- Alterado: 11/10/2023 17:10
- Autor: Redação
- Fonte: BRK
Imagem Ilustrativa
Crédito:Raphael Sarle
O 12 de outubro é uma data mais que especial para as crianças. Além do feriado da padroeira do Brasil, é um momento de comemoração à infância, com direito a presentes, brincadeiras e muita alegria, até porque o dia é todo delas.
Mas além do ato de presentear, que tal também conscientizar? A geração que, atualmente, dá seus primeiros passos na sociedade receberá em pouco tempo uma grande responsabilidade: cuidar do futuro. E aquilo que será uma realidade daqui 10, 20 anos poderá estar totalmente degradado e prejudicado se as atitudes não mudarem hoje.
Neste Dia das Crianças, a BRK, concessionária responsável pelos serviços públicos de esgotamento sanitário de Mauá, vem sugerir uma forma de comemorar diferenciada, mas cheia de alegria para os pequenos: um dia de educação ambiental.
5 passos para mudar o mundo através das crianças
A infância é o período em que as crianças aprendem diversos conceitos e valores que são levados para a vida toda. É por meio desse conhecimento que elas desenvolvem a capacidade de agir, observar, refletir e explorar os acontecimentos diários. Promover a educação ambiental para os pequenos contribui para que eles criem responsabilidades, bons hábitos e sejam mais conscientes dos seus atos, preservando a natureza.
Existem diversas práticas que ensinam as crianças a importância do cuidado com o meio ambiente para que seja possível viver em um mundo melhor. Para isso, é essencial que as famílias, juntamente às escolas, desenvolvam ações cotidianas que contribuam para a formação de cidadãos responsáveis.
1. Seja um exemplo
A primeira e melhor forma de orientar as crianças é se tornando um bom exemplo para elas, independentemente do meio em que estão. Afinal, o convívio é uma das etapas mais importantes do desenvolvimento infantil, por ser responsável pela transferência de valores. Por isso, cultivar bons hábitos diários, ser consciente e ter informações acerca dos impactos causados pela falta de educação ambiental são medidas simples que têm um excelente efeito sobre as crianças.
Para incentivar uma boa ação, plante uma flor com o seu filho neste 12 de outubro, ou inicie com ele uma pequena horta em sua casa. Incentive-o a cuidar, regar, adubar e a observar todo final de semana a sua evolução. Será um momento a dois que valerá cada minuto.
2. Fale sobre a poluição das águas e a importância do saneamento
Por se tratar de um bem indispensável a todos os seres humanos, a água é um tema extremamente importante para ser trabalhado na educação ambiental infantil. A poluição das águas e a preservação ambiental é fundamental para a sobrevivência das futuras gerações e devem ser preocupações na sociedade. Afinal, muitas pessoas são afetadas pela falta de saneamento. Dessa forma, é necessário que as crianças adotem condutas para melhorar e preservar os recursos e o ambiente e saibam da importância de ações voltadas ás questões ambientais que ligadas aos avanços dos indicadores de saneamento transformam e impactam na qualidade de vida e saúde dos moradores de uma cidade.
3. Incentive o consumo consciente
Estimular o consumo consciente é, sem dúvida, uma das etapas mais importantes da educação ambiental das crianças. É preciso falar sobre o assunto desde as séries iniciais, abordando temas como: economia de água e luz, redução do consumo, uso de transportes menos poluentes, reciclagem etc.
Se você presenteou seu filho com um novo brinquedo, uma boa dica é fazê-lo escolher algum outro para descartar ou ainda doar para uma criança mais carente.
4. Ensine a fazer o descarte correto do lixo
O processo de separação do lixo produzido e o descarte correto desse resíduo é de grande importância para o meio ambiente e uma ótima forma de ensinar educação ambiental. O incentivo da coleta seletiva é uma alternativa que possibilita o reaproveitamento de diversos materiais.
Para hoje, que tal após desembrulhar o presente, e você instruir o seu filho a destinar corretamente o lixo gerado?
5. Realize visitas de campo
Outra forma de instruir as crianças sobre o assunto é por meio de práticas de ecoturismo e visitas educativas. Vivenciar os processos coleta e tratamento de esgoto, conhecer a destinação dos resíduos sólidos, o funcionamento do sistema de drenagem, entre outras possibilidades, pode promover, além do lazer das crianças, a reflexão sobre como interagir ativamente nesse processo. A BRK realiza visitas monitoradas na estação de tratamento de esgoto da cidade por meio do programa Portas Abertas. O agendamento do Programa Portas Abertas pode ser feito pelo e-mail: [email protected]