Dia das Crianças com planejamento e educação financeira
Data pode ser uma oportunidade para educar as crianças financeiramente
- Data: 14/09/2018 09:09
- Alterado: 14/09/2018 09:09
- Autor: Redação ABCdoABC
- Fonte: Reinaldo Domingos
Crédito:
Sei que muitos vão dizer que ainda é muito cedo para pensar no Dia das Crianças, afinal ainda falta pouco menos de um mês para a data, mas decidi abordar esse assunto com antecedência, já que todos sabem que sempre oriento se planejar para todas as ações que envolvem as finanças.
Essa antecipação pode proporcionar mais tranquilidade lá na frente, já que haverá mais tempo para fazer pesquisas e até mesmo para guardar um dinheiro extra para presentear as crianças.
Toda criança adora receber presentes neste dia, não há como fugir, mas também sabemos que conforme a data vai se aproximando, os preços vão subindo, não só dos tão desejados brinquedos e eletrônicos, mas de qualquer outro item voltado para a criançada. Portanto se começarmos a nos planejar desde já teremos mais chance de conseguir bons negócios, já que nos últimos anos a concorrência tem aumentado, principalmente na internet com as lojas virtuais, que além de oferecer a comodidade de receber o produto em casa, não é preciso ficar visitando loja em loja na busca do melhor custo benefício.
Porém quero aproveitar para dizer que essa também pode ser uma boa oportunidade para falar em educação financeira com as crianças, ou seja, aproveitar essa data tão especial para elas e dar um presente que levarão para a vida toda. Essa mudança de hábitos e comportamentos em relação ao dinheiro inclusive poderá beneficiar a família toda, já que a educação financeira dá a possibilidade de construir sonhos coletivos.
Um grande passo foi dado para que essa missão se iniciasse. Estou falando da conquista em incluir a educação financeira como disciplina obrigatória na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Atualmente, milhares de escolas Brasil afora já aplicam a educação financeira com muito sucesso nas salas de aula e tenho certeza de que esses números crescerão ainda mais com o passar do tempo.
Os pais sabem que praticamente tudo que é aprendido na escola é levado pelas crianças para dentro de casa e o caminho inverso também não poderia ser diferente, portanto mesmo que a escola dos seus filhos ainda não aplique a educação financeira na grade curricular, por que não começar esse trabalho em casa?
Para isso, os cofrinhos podem ser bons aliados para se entregar junto ao presente que a criança pediu, assim é possível explicar a importância se ter sonhos de curto, médio ou longo prazo, mas que para realizá-los é preciso ter um pouco de paciência e priorizar os gastos e, no caso de sonhos materiais, saber exatamente quanto eles custam e o quanto será necessário poupar para consegui-los.
Sempre lembrando que isso não impede de comprar algo que a criança queira, desde que caiba no orçamento, claro. Portanto busque conversar para que ela entenda o valor daquele presente, não monetário, mas sim do esforço para consegui-lo, com isso as chances de ela cuidar melhor desse item são muito maiores. Dê o exemplo dentro de casa, pois isso facilita o entendimento e reflete no comportamento dela no futuro.