Detran.SP integrado ao Poupatempo em Ribeirão Pires beneficiará mais de 125 mil habitantes
Com novo formato, unidade fará cerca de 160 atendimentos diários; valor investido pelo Estado é estimado em R$ 200 mil
- Data: 11/04/2022 10:04
- Alterado: 11/04/2022 10:04
- Autor: Redação
- Fonte: Detran.SP
Crédito:Gabriel Mazzo
O governador Rodrigo Garcia inaugurou, neste sábado (9), o Detran.SP integrado ao Poupatempo em Ribeirão Pires, na região metropolitana de São Paulo. O novo posto, mais moderno e compacto, beneficiará mais de 125 mil habitantes.
“Esse formato de atendimento do Poupatempo, mais tecnológico e inovador, foi pensado para atender os cidadãos com mais eficiência e agilidade. A unidade de Ribeirão Pires é equipada para prestar diversos serviços integrados, com o mesmo padrão de qualidade já reconhecido pela população paulista”, destaca o governador.
A unidade conta com uma estrutura mais moderna e tecnológica, proporcionando segurança e comodidade à população, por meio do sistema Balcão Único e com atendentes multitarefas. O investimento total do governo do Estado foi de cerca de R$ 200 mil.
Localizado no Jardim Itacolomy, o Detran.SP integrado ao Poupatempo terá capacidade para realizar até 160 atendimentos por dia. Atualmente, os serviços de trânsito mais procurados pela população são: renovação de CNH, transferência de veículos, primeira habilitação e primeiro emplacamento.
“Este formato de Poupatempo é mais enxuto, eficiente e com grande capilaridade graças à integração com o Detran. Com isso, é um Poupatempo completamente diferente daquilo que conhecemos, porém, mantendo a qualidade e satisfação do cliente. É um Poupatempo de caráter municipalista, que é a grande marca do Governo João Doria”, afirma Neto Mascellani, diretor-presidente do Detran.SP.
O novo posto, autorizado pelo Governo de São Paulo em junho de 2021, integra as 128 unidades existentes do programa. Outras 135 seguem em processo de implantação. O posto de Ribeirão Pires fica na Rua Ana Maria Rodriguez Fernandez de Lima, 65, com atendimentos de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h.
A unidade irá oferecer os serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como exames teóricos, coleta biométrica e alteração de dados cadastrais da CNH, por exemplo.
“O plano de expansão do Poupatempo possibilita que o governo paulista esteja cada vez mais próximo das pessoas, permitindo que cidades de menor porte contem com serviços públicos do Estado”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo, responsável pela gestão do Poupatempo em todo o Estado.
Para os serviços presenciais é necessário o agendamento de data e horário para o atendimento, através do portal www.poupatempo.sp.gov.br, aplicativo Poupatempo Digital ou nos totens de autoatendimento. O procedimento é obrigatório em todos os postos.
Outros 195 serviços online, que incluem renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, entre outros, podem ser realizados com conforto e segurança, sem precisar sair de casa e estão disponíveis nos canais eletrônicos – site e app – e ainda totens de autoatendimento.