Desmitificando a doação de sangue: o procedimento é simples, rápido e não dói

O processo é rápido, cerca de 40 minutos, e não dói, a pessoa sente apenas uma leve picada. Após a doação, a pessoa está apta a voltar para suas atividades normais.

  • Data: 22/08/2023 11:08
  • Alterado: 22/08/2023 11:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: GSH Banco de Sangue de Santo André
Desmitificando a doação de sangue: o procedimento é simples, rápido e não dói

GSH Banco de Sangue de Santo André

Crédito:Divulgação

Você está em:

Há alguns mitos em torno da doação de sangue, entre eles dúvidas sobre o procedimento, como por exemplo: se é doloroso ou se doar faz com que o sangue afine ou engrosse.

Segundo o GSH Banco de Sangue de Santo André, para essas duas indagações a resposta é não, ou seja, o sangue da pessoa doadora permanece igual e é reposto em 24 horas. Além disso, o processo é rápido, cerca de 40 minutos, e não dói, a pessoa sente apenas uma leve picada. Após a doação, a pessoa está apta a voltar para suas atividades normais.

“É importante esclarecer esses aspectos, porque ainda existem muitas incertezas e, até mesmo, tabu sobre a doação de sangue. Prova disso é a quantidade baixa do número de pessoas doadoras no Brasil, cerca de apenas 1,4% da população (o equivalente a 14 pessoas a cada mil habitantes, segundo o Ministério da Saúde). Nossa equipe de profissionais está sempre pronta a esclarecer as dúvidas e incentivar que mais pessoas se tornem doadoras”, afirma Genésio Mesquita, líder de captação do Banco de Sangue.

Segundo o líder de captação, dúvidas muito frequentes são referentes a quem pode doar sangue e em quais condições. “É necessário ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação). É importante que o doador esteja em boas condições de saúde e pese a partir de 50 kg”, esclarece Genésio, ressaltando que há ainda outros pré-requisitos a serem considerados.

De acordo com a instituição, apesar do número baixo de doadores no país, a demanda por bolsas de sangue é muito alta, considerando que 1 a cada dez pessoas enfermas internadas necessitam de transfusões, são pacientes que sofreram queimaduras, acidentes de trânsito, em tratamento de câncer, entre outros. “É uma conta que quase não fecha, por isso, estamos sempre em alerta convocando e sensibilizando a população sobre a necessidade constante de doações de sangue, pois, as pessoas enfermas não podem esperar”, enfatiza Genésio.

Confira a lista completa dos pré-requisitos para doação de sangue:

Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;

Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);

Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;

Pesar a partir de 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;

Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

Não é necessário estar em jejum, evitar alimentos gordurosos;

Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e boca (12 meses após a retirada);

Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;

Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

Não ter tido Doença de Chagas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);

Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 7 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;

Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma.

O GSH Banco de Sangue de Santo André atende a mais de 26 hospitais da região, fornecendo bolsas de sangue aos pacientes que estão internados e precisam de transfusão para se recuperarem.

A instituição atende aos doadores de segunda a sábado, das 7h às 12h, na Av. Dom Pedro II, 877, Jardim (Próximo ao Parque Celso Daniel), com estacionamento no local.

Serviço:

GSH Banco de Sangue de Santo André

Endereço: Av. Dom Pedro II, 877, Jardim (Próximo ao Parque Celso Daniel) – possui estacionamento no local.

Telefones: (11) 4434-8200 | (11) 96910-2488

Atendimento: de segunda a sábado, das 7h às 12h

Compartilhar:

  • Data: 22/08/2023 11:08
  • Alterado:22/08/2023 11:08
  • Autor: Redação
  • Fonte: GSH Banco de Sangue de Santo André









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados