Desenvolvimento Econômico participa do Visita Monitorada da Fatec Diadema
Mostrar às empresas instaladas em Diadema a estrutura de ensino especializado oferecido pelo município no setor de cosméticos é o objetivo do programa Visita Monitorada a Fatec Diadema
- Data: 22/03/2019 13:03
- Alterado: 22/03/2019 13:03
- Autor: Heitor Bisi
- Fonte: Secom-PMD
Crédito:Thiago Benedetti
“A ideia é oferecer esse tipo de visita para outros segmentos econômicos de Diadema”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Laércio Soares. “Queremos que as empresas, localizadas na região metropolitana, conheçam os cursos das instituições de ensino tecnológico que existem no município. Essa informação, aliada ao Plano de Incentivos Fiscais de Diadema, tem o objetivo de atrair mais empresas à cidade”.
Associação Metropolitana de Cosméticos
No encontro da manhã desta quinta foi discutida a criação da Associação Metropolitana de Cosméticos. A nova entidade terá por objetivo ampliar as ações do Polo de Cosméticos de Diadema, tornando-as metropolitanas. “A Secretaria já está realizando um estudo conjunto com o professor Lincon Lopes, da ITFSP – Instituto Técnico Federal de São Paulo. O objetivo é conhecermos e potencializar as ações da cadeia produtiva das empresas desse ramo que estão próximas a Diadema”, afirma Laércio.
Setor alimentício
O secretário também destacou que no encontro foi discutida a criação, para o ano que vem, de cursos do ramo alimentício. “Quando realizamos o Cadastro das Indústrias de Diadema, constatamos a existência e aumento das empresas alimentícias aqui instaladas. O CIESP – Centro das Indústrias do Estado de São Paulo já conta com uma diretoria específica para incentivar ações produtivas. A Secretaria também já visitou, com algumas dessas empresas instaladas no município, a unidade do SENAI da Barra Funda, na cidade de São Paulo, que oferece cursos voltados ao setor alimentício”, disse Laércio. “A visita foi importante e já solicitamos ao Centro Paula Souza (órgão estadual que coordena as ações da Fatec), a implantação de cursos técnicos voltados a esse segmento na instituição de ensino”, conclui Laércio.
Polo de Cosméticos
Iniciativa da Prefeitura de Diadema, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, o Polo de Cosméticos agrega 35 empresas da Região Metropolitana e sete parceiros que buscam fortalecer o setor, ampliar negócios e gerar emprego e renda junto a esse segmento. Os parceiros são Associação Brasileira de Cosmetologia (ABC); CIESP/Diadema; Fatec/Diadema; Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Sebrae/SP ; Senai; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).