Descarte incorreto de resíduos gera impactos negativos nas redes coletoras de esgotos
Restos de construção civil e brinquedos estão entre os materiais encontrados pela BRK Ambiental
- Data: 08/03/2021 11:03
- Alterado: 08/03/2021 11:03
- Autor: Redação
- Fonte: BRK Ambiental
Restos de construção civil e brinquedos estão entre os materiais encontrados pela BRK Ambiental
Crédito:BRK Ambiental
Um dos principais desafios enfrentados pela BRK Ambiental, concessionária de esgoto em Mauá, é o descarte irregular de lixo nas redes de esgoto.
Os resíduos mais encontrados no Sistema Público de Esgotamento Sanitário de Mauá são restos de construção civil (madeira, plástico, papelão, sacos) e descartes de banheiro (papel higiênico, fio dental, absorventes, cabelo, cotonetes). Junto ao despejo de resíduos de cozinha, como restos de comida, óleo e gordura, também significativos no município, eles são responsáveis por inúmeros casos de entupimentos e extravasamentos nas redes.
Inusitadamente, diversos brinquedos já foram retirados durante a etapa de gradeamento fino que é realizada na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) e retém os resíduos maiores antes do processo de tratamento. Entre os brinquedos encontrados estão desde bolinhas diversas até o famoso boneco do desenho Toy Story, “Sheriff Woody Pride”, bonecos dos Minions, da Hello Kitty, do Visconde de Sabugosa, personagem do Sítio do Picapau Amarelo, do Superman, de araras, dos Smurfs, de patos e do Mike Wazowski, do desenho Monstros S.A. Todos foram devidamente higienizados, com desinfecção de cloro e álcool, e passarão a ficar expostos na estação de tratamento para ajudar na conscientização daqueles que visitam a ETE.
Esses materiais geram impactos negativos para o processo de tratamento do esgoto e podem provocar obstruções das tubulações nas ruas da cidade e até mesmo eventuais retornos dos efluentes nas áreas internas de imóveis.
A rede coletora de esgoto é um equipamento público responsável por coletar, afastar e levar para as estações de tratamento os efluentes gerados nas residências, escolas, comércios e indústrias. O processo é realizado através de tubulações dimensionadas exclusivamente para essa finalidade, ou seja, apenas esgotos provenientes de banheiros, pias e tanques, composto quase integralmente por líquidos. A má utilização dessas redes coletoras de esgoto, seja por conta do despejo de lixo ou de qualquer resíduo sólido, pode provocar a obstrução da tubulação.
“Esgoto não é Lixo”. Este é um dos bordões mais utilizado para a divulgação de ações que contribuam para evitar a má utilização das redes públicas coletoras de esgoto, para que não ocorra o despejo de lixo ou qualquer resíduo sólido.
Segundo Bruno Gravatá, gerente operacional da BRK Ambiental em Mauá, somente em 2020 a concessionária retirou mais de 108 toneladas de lixo e 344 toneladas de areia das redes de esgoto do município, por meio das atividades de manutenção e limpeza preventivas, além de realizar a higienização de 85 quilômetros de tubulações, maior volume anual desde o início da concessão, em 2003.
Considerando que apenas 40% da população brasileira conta com acesso ao serviço de tratamento de esgoto, é grande a necessidade de conscientizar e orientar o cidadão para o correto uso do sistema de esgotamento sanitário.
“O lixo encontrado nas redes de esgoto danifica a tubulação coletora, gerando manutenções não programadas e, em muitos casos, transtornos para os moradores, como a troca das tubulações danificadas”, reforça Gravatá.
Atendimento 24h
A BRK Ambiental mantém a prestação dos serviços de operação e manutenção de forma ininterrupta, 24 horas por dia e todos os dias da semana, para casos de solicitação de emergências. Além disso, há as ações de vistoria de limpeza preventiva de todo o sistema de coleta de esgotos, que é realizado rotineiramente pelas equipes técnicas da concessionária.
Para estas situações a concessionária disponibiliza o Serviço de Atendimento ao Cliente de várias formas distintas:
– via call center (0800-771-0001);
– site www.brkambiental.com.br/maua;
– Aplicativo disponível gratuitamente nas lojas dos aparelhos com sistema operacional Android e IOS.
Outra forma de entrar em contato com a concessionária é por meio do atendimento presencial, realizado no Poupatempo Mauá, localizado na Avenida Antônia Rosa Fioravante nº 1654, de segunda a sexta feira das 8h às 18hs e aos sábados das 8h às 13hs.