Desabamento de telhado destaca importância da Defesa Civil em Diadema
Avaliação estrutural foi concluída na manhã seguinte do acidente; a Defesa Civil está disponível 24h e pode ser acionada pelos números 199 ou 4072-9329
- Data: 22/04/2024 16:04
- Alterado: 22/04/2024 16:04
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Desabamento de telhado
Crédito:Reprodução
Estar pronta para agir quando ocorrem emergências é uma das principais funções da Defesa Civil dos municípios, e em Diadema, a equipe tem demonstrado que está apta aos desafios do cotidiano. Um exemplo foi a ocorrência de desabamento do teto do supermercado Vencedor, localizado no bairro Casa Grande, que caiu parcialmente na segunda-feira, 15 de abril.
A Defesa Civil, em parceria com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), Corpo de Bombeiros e Polícia Técnico-Científica, atuou seguindo com o salvamento das vítimas, o isolamento do perímetro para investigações da estrutura abalada e apoio às equipes de resgate.
Foram socorridas aos serviços de saúde de Diadema 12 pessoas. Todas tiveram alta em até dois dias após o incidente. O coordenador da Proteção e Defesa Civil de Diadema, Luciano Jurcovichi Costa, explicou como a equipe de resgate se destacou ao prestar auxílio após o desmoronamento. “Inicialmente, fomos acionados para auxiliar o Corpo de Bombeiros e o SAMU nos trabalhos de isolamento da área durante o resgate das doze vítimas”, afirmou.
“Na sequência, nosso engenheiro avaliou a situação com determinações acerca dos trâmites a serem adotados. Também acompanhamos as atividades periciais realizadas pela Polícia Técnico-Científica, responsável pela apuração das causas do acidente”, complementou Luciano.
Costa ainda alertou sobre a importância de manter as equipes de Defesa Civil bem estruturadas para atender às emergências e às demandas da população. “Além de ações imediatas, realizamos um trabalho constante de monitoramento de áreas de risco, orientação à população, análise de condições meteorológicas, avaliação de estruturas públicas, privadas e observação dos sistemas de drenagem”, finalizou o coordenador.
O imóvel segue interditado. As análises das causas podem resultar em eventuais responsabilizações.
A Defesa Civil de Diadema funciona 24h em parceria com a GCM e com os serviços de atendimento ao público. Em caso de ocorrências, o morador pode ligar para os telefones 199 ou (11) 4072-9329. A Guarda Civil Municipal de Diadema (GCM) também atende ocorrências pelo telefone 0800-770-5559 ou 153 e o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.