Democracia, Autonomia e Igualdade: Diadema celebra o Dia Internacional da Mulher
Intensa programação inclui atividades como caminhada, formações, ações culturais e o aniversário da Patrulha Maria da Penha entre os eventos que marcam a luta por igualdade de direitos
- Data: 02/03/2023 15:03
- Alterado: 02/03/2023 15:03
- Autor: Redação
- Fonte: PMD
Crédito:Igor Andrade
Com o tema “Democracia, Autonomia e Igualdade” a cidade de Diadema celebra o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com uma intensa programação. Atividades culturais, formações, caminhada e o aniversário da Patrulha Maria da Penha estão entre as ações que marcam a luta por igualdade de direitos que é celebrada nessa data. Muito mais do que um dia para se presentear mulheres com rosas ou chocolates – mas todos podem presentear, porque elas merecem – o 8 de março é uma data política, momento de reflexão sobre a luta contra o machismo, o patriarcado e a opressão das mulheres na sociedade.
“Diadema é uma cidade com maioria de população feminina, com muitas mulheres que são chefes de família, líderes comunitárias e essa força está na construção do nosso município”, destacou a coordenadora de Políticas para Mulheres, Cleone Santos. “Nas periferias, nos núcleos habitacionais, todos os dias as mulheres de Diadema estão lutando pelos seus direitos. A participação feminina na construção das políticas públicas da cidade foi sempre muito marcante, na luta por creches, escolas, unidades básicas de saúde. Aqui, dia da mulher é todo dia”, completou.
Muito embora haja uma espécie de consenso sobre o dia 8 de março fazer referência ao incêndio que matou mais de 100 mulheres em uma fábrica de Nova Iorque, Estados Unidos, no ano de 1911, a real origem da data remonta à luta de mulheres trabalhadoras que desde o final do século 19 reivindicavam seus direitos e protestavam contra a opressão. Mas foi apenas em 1975 que a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou o 8 de março como Dia Internacional das Mulheres.
Confira a programação (sujeita a alterações) das celebrações de 8 de março em Diadema:
3 de março
9h – Auditório do Quarteirão da Saúde – Av. Antonio Piranga, 700
Formação da Universidade Federal do ABC (UFABC) Escola para igualdade, classe, gênero, raça, território e meio ambiente
Servidores municipais das Secretarias de Educação, Saúde, Trabalho e Gestão de Pessoas, entre outras, passarão por curso de extensão, ofertado pela UFABC para as prefeituras que integram o Consórcio Intermunicipal ABC, voltado para a formação continuada de agentes públicos. O objetivo é possibilitar a troca e o diálogo entre agentes públicos e pesquisadores da instituição de ensino superior, tendo como eixo central o trabalho com a questão racial e de gênero na educação, na saúde e no trabalho.
4 de março
13h – Centro Cultural e Biblioteca Canhema – Casa do Hip Hop – R. 24 de maio, 38
Hip Hop em ação – Mulheres
O primeiro Hip Hop em Ação do ano será especial em comemoração ao Dia das Mulheres com palestras, batalhas, as meninas do The QUEEN ONFIRE com x1 de basquete e, para finalizar, show da cantora AJULIACOSTA.
07 de março
9h30 – Paço Municipal
Café comunitário com as servidoras
17h – Praça da Matriz
Caminhada das Mulheres
Concentração na Praça da Matriz e percurso até a Praça da Moça.
08 de março
8h30 – Centro Cultural Heleny Guariba – R. Barão de Uruguaiana, 87
Cortejo Comemorativo ao Dia Internacional da Mulher
Concentração comemorativa ao Dia Internacional da Mulher com início no Centro Cultural Heleny Guariba. Com o tema “A vida é da cor que a gente pinta” todos os munícipes a festejar juntos.
17h – Vão do Museu de Arte de São Paulo (Masp) – Av.Paulista, 1.578
Marcha Mundial das Mulheres
09 de março
10h – Fundação Florestan Fernandes – R. Manoel da Nóbrega, 1.049
Aniversário da Patrulha Maria da Penha
20h – Centro Cultural Diadema – R.Graciosa, 300
Diadema Dança – Produção em Dança da Cidade e Convidados – Do Congelar Ao Fluir – uma jornada rumo à resiliência
Espetáculo de dança teatro que propõe uma imersão interior – uma mulher percorre profundamente seu eu, embarcando numa jornada onde o corpo é o único meio de se reconectar, se reconhecer e se reestabelecer, buscando romper amarras impostas e outras permitidas condicionalmente. Com Suzana Gomes. Censura 16 anos
10 de março
12h – Avenida Alda com Rua Anchieta
Divulgação da Patrulha Maria da Penha
11 de março
20h – Fábrica de Cultura – R. Vereador Gustavo Sonnewend Neto, 135
Projeto Encena – Palco aberto para todas as cenas
Peça Vozes da Floresta – Chico Mendes Vive
Encena a memória da luta de Chico Mendes, sob a companhia e o olhar histórico de Valdiza Alencar e Cecília Mendes, cujas vozes gravadas são intercaladas com as falas da atriz Lucélia Santos. Três mulheres da resistência que dão o tom da peça.
Elas mesclam seus sentimentos e paixões em narrativas que são a voz do próprio Chico Mendes. Ele é o fio condutor no relato da história coletiva do movimento de resistência dos seringueiros acreanos, sendo em essência, a sua própria história também. Com Lucélia Santos e Francisco Carvalho. Censura 14 anos.
12 de março
14h – Centro Cultural Taboão – Av. Dom João VI, 1393
Ação Beneficente do Projeto Gangue do chapéu e Projeto Leley
Ação conjunta/Mês da Mulher
As convidadas Fabiana Bombom e Batuque saiu da cozinha abrilhantam o evento no mês dedicado às mulheres.
14 de março
14h – Câmara Municipal de Diadema – Av. Antonio Piranga, 474
Abertura das 17°edição do curso das Promotoras Legais Populares
15 de março
14h – Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira – R. Bernardo Lôbo, 263
Encontro Literário
Clube de Leitura “Leia Mulheres Diadema”
Com mediação de Angelina Souza, Michele Alves e Sônia Berttolani, esse é o 15º encontro do Clube de Leitura iniciado em 2022 e que acontece em duas bibliotecas municipais ao final de casa mês. Em março, o tema do encontro será o livro “Verão no aquário”, de Lygia Fagundes Telles.
16 de março
8h – Centro Cultural Vladimir Herzog e Biblioteca Paineiras – R. Eduardo de Matos, 159
Roda de Conversa: Mulher Gestora
Nesse encontro, um bate-papo sobre o papel da mulher como gestora em suas múltiplas vertentes. Presença de Patty Ferreira, prefeita em exercício e secretária de Desenvolvimento Econômico.
18 de março
10h – Biblioteca Olíria de Campos Barros – R. Graciosa, 300
Encontro Literário
Clube de Leitura “Leia Mulheres Diadema”
Com mediação de Angelina Souza, Michele Alves e Sônia Berttolani, esse é o 15º encontro do Clube de Leitura iniciado em 2022 e que acontece em duas bibliotecas municipais ao final de casa mês. Em março, o tema do encontro será o livro “Verão no aquário”, de Lygia Fagundes Telles.
19 de março
16h e 18h – Centro Cultural, Biblioteca e Cine Eldorado – R. Frei Ambrósio de Oliveira Luz, 55
Roda de Samba da Prudente
Projeto traz a grandeza da cultura das rodas de samba, resgatando o encontro de músicos e compositores da região. Às 16 horas, se apresentam Vanessa Reis & Batuque Lá de Casa. Já às 18h, é a vez de Tata Lima & Grupo Nosso Samba.
22 de março
15h – Biblioteca Interativa de Inclusão Nogueira – R. Bernardo Lôbo, 263
“Mulheres e crianças com autismo: troca de experiências”
Convidada especial Adriana Barros, editora e mãe de escritor jovem autista
No mês de março, comemora-se o mês das mulheres, mas pouco se fala da luta e dos desafios delas em relação ao cuidado e criação de crianças com suspeita ou diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nessa roda de conversa, convidamos todas mulheres para partilharem suas experiências.
23 de março
19h – Biblioteca Olíria de Campos Barros – R. Graciosa, 300
2°Encontro de escritoras de Diadema
“Escrevências das Mulheres de Diadema” – Este será o segundo encontro das escritoras de Diadema, abrindo uma roda de conversa para discutir a falta de visibilidade para as mulheres na literatura.
24 de março
14h – ONG Mai – R. Nove de Julho, 50
Roda de conversa com mulheres, representante da Casa Beth Lobo e da Coordenadoria das Mulheres.
20h – Saguão do Teatro Clara Nunes – R. Graciosa, 300
Peça de teatro Dalva e Davi
A História de Dalva e Davi retrata momentos diferentes da trajetória de um jovem casal desde o início de namoro, os mecanismos de controle e dominação e as várias formas de violência contra a mulher.
25 de março
14h – Praça da Moça
Aulão do programa Mulheres em Movimento e barracas diversas.
30 de março
14h – ONG Mai – R. Nove de Julho, 50
Atividade com a ONG Mai com os jovens sobre violência, com a presença das Coordenadorias da Juventude e de Mulheres.
31 de março
14h – Rede Cultural Beija-Flor – Estrada Pedreira Alvarenga, 2343
Roda de Conversa, varal solidário e almoço