Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em mais seis cidades
Municípios estão localizados nos estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio de Janeiro e São Paulo
- Data: 14/02/2022 13:02
- Alterado: 14/02/2022 13:02
- Autor: Redação
- Fonte: MDR
Crédito:Divulgação
O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), reconheceu a situação de emergência em mais seis cidades que enfrentam os efeitos das fortes chuvas que atingiram o País. A portaria do Diário Oficial da União que traz os reconhecimentos pode ser acessada neste link.
Na Região Sudeste, entraram em situação de emergência as cidades de Piracema, em Minas Gerais, que registrou enxurradas; Cardoso Moreira, no Rio de Janeiro, devido a inundações; e Várzea Paulista, em São Paulo, que foi atingida por chuvas intensas.
No Nordeste, duas cidades receberam o reconhecimento federal — Rio Antônio, na Bahia, atingida por chuvas intensas, e Curimatá, no Piauí, que registrou alagamentos.
Em Mato Grosso do Sul, entrou em situação de emergência a cidade de Rio Negro, também devido a chuvas intensas.
Como solicitar recursos ao MDR
Após a concessão do status de situação de emergência pela Defesa Civil Nacional, os municípios atingidos por desastres podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada. As ações envolvem restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados.
A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.