Curso gratuito traz o cenário dos recursos hídricos em escala global e local
Atividade, que acontece a partir de 15 de julho, também abordará as peculiaridades da rede hidrográfica de Santo André
- Data: 08/07/2021 17:07
- Alterado: 08/07/2021 17:07
- Autor: Susi Elena
- Fonte: Semasa
Crédito:Divulgação/Semasa
A água é um dos recursos naturais mais ameaçados no mundo, devido às atividades e interferências humanas. Além disso, outro problema é que o abastecimento é desigual em muitos países. Para falar sobre estes e outros assuntos relacionados ao tema, o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) promove o pocket curso ‘Água e meio ambiente: panorama geral da água’.
As inscrições para a atividade, que é gratuita e on-line, estão disponíveis até o dia 14 de julho, no site www.semasa.sp.gov.br/minicursos. As vagas são limitadas e o início da turma ocorre já no dia seguinte.
O conteúdo possibilitará uma reflexão geral sobre os recursos hídricos, partindo de uma escala global para a local. A água é a substância mais abundante na superfície do planeta, mas apenas 2,5% dela é doce e um percentual ainda menor encontra-se disponível para consumo. O Brasil possui cerca de 12% do líquido doce do mundo, mas, apesar de parecer muito, o país enfrenta o impasse da distribuição desigual.
O curso também abordará os desafios mundiais frente às diferenças no acesso à água, passando pela situação no Brasil e na Região Metropolitana de São Paulo. Em escala local, os participantes poderão conhecer as peculiaridades do município de Santo André com a sua rica rede hidrográfica e as cinco Unidades de Conservação Ambiental, que equivalem a uma área de 12% do território andreense.
Outros temas importantes discutidos são os impactos do nosso consumo ao analisarmos o conceito de água virtual (volume de recursos hídricos utilizado no processo de produção de um bem ou serviço) e a importância do tratamento adequado da água para a saúde pública e o meio ambiente.
O curso terá carga horária de 3h, além de emissão de certificado. A iniciativa integra o programa Sensibilizando Olhares, Compartilhando Saberes – realizado pela equipe de educação ambiental do Semasa – e também a Escola de Ouro Andreense, que promove cursos de qualificação oferecidos pela Prefeitura.