Cuíca-graciosa é resgatada no Parque Andreense
Animal é um dos menores marsupiais do mundo. Assista o vídeo
- Data: 31/01/2023 19:01
- Alterado: 31/01/2023 19:01
- Autor: Redação
- Fonte: Prefeitura de Santo André
Crédito:Divulgação
Uma cuíca-graciosa (Gracilinanus agilis) foi resgatada nesta terça-feira (31) dentro de uma residência no Parque Andreense pelo Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente de Santo André. Assita o vídeo
Um dos menores marsupiais do mundo, a cuíca-graciosa mede entre 81 e 115 milímetros e pesa de 10 a 22 gramas. A pelagem é de cor castanho-avermelhado, mesclado a tons amarelados e acinzentados.
Um dos destaques é a máscara negra ao redor dos olhos arredondados e uma cauda que mede entre 110 e 158 milímetros que o animal usa para se pendurar, apoiar e segurar em galhos.
A cuíca-graciosa pode ser facilmente confundida com um ratinho selvagem. Por outro lado, presta um grande serviço ao ecossistema, já que é um predador de pragas da soja e dispersa as sementes das plantações.
O animal recolhido é um macho adulto que passou por análise dos veterinários e biólogos. Saudável e sem ferimentos, foi solto no Parque Estoril, em São Bernardo.
Solicitações de resgates de animais silvestres, reclamações e denúncias podem ser feitas pelos munícipes através do aplicativo Colab e ou pelo Sistema Integrado de Atendimento (SIA), no site da Prefeitura de Santo André. Outra opção é entrar em contato pelo telefone 0800 0191944. A ligação é gratuita.