"Digger" se enterra no próprio ego e larga a pá no colo de Tom Cruise

Iñárritu cruza a megalomania de um barão do petróleo com(o) um iceberg desgovernado, entregando o fim do mundo em histeria de piada interna ambiental

"Digger" se enterra no próprio ego e larga a pá no colo de Tom Cruise

Crédito: O protagonista Digger Rockwell (Tom Cruise) exibe um visual transformado e irreconhecível nesta sátira climática

Abertura

O telefone grita no meio da madrugada e arranca Digger Rockwell (Tom Cruise) da cama, chutando a porta para um caos absurdo que não vai frear tão cedo. Um gigantesco campo de exploração no Ártico rachou no meio, liberando um iceberg colossal direto na rota da Europa. O presidente (John Goodman), esbraveja desesperado do outro lado da linha, exigindo milagres imediatos enquanto o planeta literalmente vira um picolé.

Digger veste a capa de salvador da pátria muito antes de ter a decência básica de admitir a própria culpa no desastre. É justamente nesse cinismo perverso e sem vergonha nenhuma que o roteiro crava a sua alfinetada mais afiada. A ironia já começa nos bastidores, visto que “Judy” era exatamente o codinome de produção mantido em segredo absoluto pela Warner. Não entendeu, ficou confuso? Se a ideia era pra dividir o público, parabéns! Deu muito “certo”.

Na trama, uma catástrofe de gelo é batizada com o mesmo nome do arquivo milionário do estúdio, e esse é só o começo do tipo de piscadelas que o diretor Alejandro G. Iñárritu adora dar para si mesmo no espelho. Na plot do filme, ele espalha esse tipo de migalha pelo caminho exigindo que você faça a conta de cabeça no escuro do cinema, sendo essa a típica sofisticação de quem confia cegamente na própria genialidade. Porém, o que realmente segura a minha atenção, não é o tal do colapso climático que deveria empurrar a história, mas sim a engenharia maluca escondida por trás dessa tragédia.

Essa arrogância institucional encharca o longa com um humor ácido que, vira e mexe, escorrega no próprio cinismo. Iñárritu parece rir sozinho no escuro enquanto a audiência tenta decifrar se está diante de um drama urgente ou de uma gigantesca e cara esquete cômica prolongada. E fica bem claro que o diretor está se divertindo imensamente apostando rios de dinheiro do estúdio numa autocrítica no melhor estilo, muito barulho por (quase) nada.

Então está você lendo essa critica, quando bem na metade do longa, uma abrupta quebra da quarta parede capota a narrativa sem oferecer cinto de segurança. A obra se parte, costurando dois longas diferentes num corpo acidentado. O risco lembra um cirurgião operando bêbado e vendado na emergência de alto risco. Assim, “Digger” suja as mãos de terra o tempo todo, mas raramente encontra o petróleo poético que jurou entregar.

Um buraco na Groenlândia e o ego no centro

Tom Cruise engole a tela usando um sotaque texano bizarro e ostentando pesadas próteses corporais que escondem o herói de ação que nós conhecemos como Ethan Hunt. Ele transforma Digger num inesquecível monumento ambulante ao ego inflamado, um sujeito asqueroso que lucra em cima da desgraça do ecossistema. A premissa central cabe perfeitamente numa irônica e cruel frase sobre o nosso heroísmo de plástico.

Ele corre (mas não do jeito que a gente gostaria), contra o relógio para vender a cartilha do herói absoluto antes que o seu próprio erro devore o mundo. E cai entre nós, ver um astro de Top Gun: Maverick brincando de Deus enquanto o chão derrete literalmente debaixo das suas botas tem lá o seu valor hipnótico. A frieza do cenário flerta de imediato com a letargia chic típica e arrastada do Velho Continente. A grande diferença é que, em vez de emudecer, Iñárritu faz absoluta questão de berrar com um megafone estourado no teu ouvido.

Temos engravatados gritando ordens impossíveis, diálogos mastigados até o talo e uma câmera epiléptica que recusa dar folga ao espectador. Um quadro visual deslumbrante vira a jaula claustrofóbica de um homem clinicamente incapaz de calar a boca. O ponto de ebulição da trama mora num longo discurso, onde Digger encara uma assembleia lotada de líderes europeus e justifica as suas falhas bilionárias com uma desfaçatez revoltante.

A trilha sonora martela o crânio do espectador com a mesma insistência agressiva de uma broca que perfura o gelo ártico sem qualquer piedade. O diretor acaba exagerando na dose e utiliza a música trilhada como uma autêntica arma de tortura sônica, projetada especificamente para esmagar qualquer tentativa de reflexão diante do fim do mundo.

“O volume ensurdecedor tenta esconder as falhas narrativas, transformando a sala de cinema num canteiro de obras barulhento e puramente exaustivo, ou seja, não existe sequer um respiro silencioso para absorvermos o peso da catástrofe iminente.”

A percussão acelerada e violenta exige que entremos à força na exata mesma neurose egocêntrica que consome o protagonista. Trata-se de um verdadeiro massacre sensorial meticulosamente arquitetado para que ninguém na poltrona consiga relaxar nem por um único segundo. Essa avalanche de ruídos acaba anestesiando a plateia ao invés de chocar, provando que o excesso de decibéis é apenas outro sintoma claro do narcisismo descontrolado que norteia a condução da obra.

Ele explica sadicamente por que o mundo fraco ainda depende de predadores frios e cruéis como ele. Nesse exato instante, o peso ridículo da maquiagem some, a atuação ganha contornos afiados e o longa finalmente entende a sua própria envergadura. A pretensão intelectual ainda atropela a fluidez narrativa, mas a força incontestável da cena quase sustenta o delírio inteiro. Quase.

Quarenta anos desconstruindo o próprio mito

Em Digger, o astro da franquia Missão Impossível vomita cada linha de diálogo como se estivesse num teatro experimental esquecido, desesperado por aplausos efêmeros. A depender do momento, a trama atinge um nível de desenho animado tão absurdo que ameaça desmoronar em puro constrangimento alheio na poltrona. Por isso, dá para entender perfeitamente quem perder a paciência e fugir da sala no meio de um surto egocêntrico.

Contudo, é no diante desse perigoso exagero cartunesco, beirando cada limite de um overacting, que o astro encontra sua absoluta redenção dramática. Quando o inevitável monólogo é disparado diante dos engravatados europeus, a loucura ganha um foco magnético que nos aprisiona. É humanamente impossível não sentir uma instigante aura meio Magnólia (1999), do diretor Paul Thomas Anderson pairando silenciosamente sobre cada gesto performático em cena.

O ator carrega quatro décadas ininterruptas de um inabalável mito heroico nas costas, e cada movimento grotesco necessita esfaquear impiedosamente essa lenda intocável. A coragem brutal de desfigurar o próprio legado arranca fagulhas cintilantes que consolidam esta como uma das melhores atuações da sua carreira. A entrega é tão genuína que engole o cenário inteiro sem pedir qualquer licença.

Particularmente, evidentemente existem acertos, mas quando esbarram em escolhas narrativas bastante divisivas tudo se enfraquece. Deste modo, caberá ao espectador decidir se essas arriscadas decisões de roteiro entregam o melhor ou o pior dos dois mundos. Para mim, o sentimento final que ecoou ao subir dos créditos foi o de pura esquisitice:

É fascinante ver um astro de tamanho gigantesco abandonar qualquer pingo de vaidade estética para abraçar o puro grotesco diante das câmeras, o grande lamento é assistir essa performance sendo desperdiçada numa jornada inegavelmente confusa.

Ele se joga no abismo escuro com a vontade voraz de provar seu inegável alcance dramático, mas acaba fatalmente preso numa autêntica bagunça metalinguística. No fim das contas, o longa sacrifica o suor e o brilho solitário da sua maior estrela no altar de um exibicionismo autoral que simplesmente não se sustenta.

Por aqui não falta a arrogância mastodôntica de um personagem disputando espaço a tapas com a vaidade colossal do diretor com a entrega irretocável de um astro. A sátira anticapitalista morre afogada num oceano de narcisismo que nenhum figurão tentou esconder. Uma das melhores atuações dramáticas de Tom Cruise foi desperdiçada no meio dessa imensa salada conceitual, o que realmente amargou o gosto da minha pipoca.

O eco vazio na corte do rei

O pânico absoluto e suado do presidente americano logo nos primeiros minutos define a balança de poder deste denso universo. O suposto líder do mundo livre é retratado de forma hilária e patética, sempre correndo atrás do prejuízo. A plateia de figurões europeus funciona como um coro inútil tentando enquadrar pateticamente um tubarão insaciável que gargalha cuspindo na cara do protocolo diplomático.

O Estado ajoelha perante o capital e chora no escuro esperando por um milagre. Riz Ahmed surge no tabuleiro como o cientista Ganesh, tentando ancorar a febril histeria do protagonista, enquanto a impecável Sandra Hüller entra na roda como a meia-irmã Emma, basicamente para evitar que Cruise faça um monólogo solo de duas horas.

No prestigiado elenco de apoio, a gente pode sentir o peso da indústria, porém caminham pelo set carregando figurinos caros sem nunca morder com vontade o texto desse roteiro. E pior, eles ficam confinados nas beiradas sombrias da tela enquanto o astro central devora absolutamente toda a luz disponível. O aspecto mais bizarro e até cômico de toda a execução é o apagamento sumário e preguiçoso desses gigantes.

É importante dizer que testemunhar atores tão formidáveis sendo brutalmente escanteados gera uma frustração amarga que o roteiro jamais tenta sequer aliviar. Na trama, eles acabam virando meros e caros enfeites de fundo, reféns de uma direção que claramente escolheu um único e exclusivo deus para adorar durante toda a cansativa projeção. Assim, o brilhantismo deles é desperdiçado numa escala francamente criminosa para a história do cinema.

Chamar essa exclusão de falha amadora ou de sacada cruel de direção vai depender do tamanho do seu cinismo no dia de hoje. Numa história claustrofóbica focada num ególatra que odeia ouvir conselhos, faz sentido poético que a direção também ignore o elenco secundário. A arte imita o egoísmo em estado puro e simplesmente te deixa chupando o dedo completamente abandonado na poltrona.

A catástrofe maquiada em VistaVision

A fotografia de Emmanuel Lubezki vencedor do Oscar pelo filme O Regresso, onde constrói uma grandiosidade sufocante em cada plano capturado, sem economizar um mísero centavo na exuberante composição visual. O meticuloso design de produção ergue do zero um inferno gélido que lembra os belos e famosos quadros nórdicos. O choque visceral acontece porque essa estética de museu embala brutalmente uma comédia histérica e berrante.

Onde os velhos mestres fariam silêncio contemplativo, o diretor prefere usar uma caixa de som estourada para berrar piadas corporativas. A magia suja da maquiagem afunda Digger numa deformidade asquerosa em um trabalho artesanal desenhado para prêmios, mas que só parece funcionar quando olhamos a uma certa distância. Nos closes invasivos, a lente capta cruelmente as costuras de um boneco artificial, quebrando o feitiço na hora.

Eu jamais ousarei negar que Iñárritu sabe posicionar uma câmera para arrancar lirismo puro do colapso de um campo petroleiro poluído. O problema espinhoso é tentar descobrir o que diabos fazer com esse deslumbre ocular sedutor quando o ritmo começa a patinar. A casca brilhante é francamente irrepreensível, mas definitivamente não mata a fome por substância e profundidade.

A grandiosidade estética do projeto tenta covardemente disfarçar a completa falta de substância com imagens absurdamente e plasticamente perfeitas. A gente acaba perdoando muitos dos tropeços narrativos simplesmente porque o banquete visual oferecido é requintado o bastante para enganar os nossos olhos cansados de mediocridade. É uma trapaça elegante, mas que não se sustenta numa análise minuciosa.

Você passa horas abrindo compartimentos secretos elaborados, admirando os entalhes requintados e esperando de coração por um tesouro moral arrebatador escondido. Contudo, quando finalmente destrava a última pequena tampa, se depara apenas com um abismo incrivelmente chique e perfeitamente polido pelo estúdio.

O iceberg ignora os nossos aplausos

Escorada na bizarra transformação de Cruise concebida pelo maquiador Alessandro Bertolazzi, a espinha dorsal do roteiro parece arquitetada para apedrejar as preguiçosas sátiras climáticas recentes. A obra até foge das respostas mastigadas, o que é nobre, mas enfiar uma esdrúxula peça de teatro didática no meio da trama soa como um patético pedido de desculpas pela incômoda megalomania do projeto.

É como se Digger vestisse preventivamente uma armadura irônica e confessasse abertamente os seus maiores pecados estilísticos para evitar as pedradas nas redes sociais. Essa vaidosa mania intelectual de comentar o próprio excesso enquanto afunda alegremente nele é uma aposta altíssima. Dependendo do seu humor, soa como genialidade pura ou como uma manobra estética infantil desprovida de alma.

A ironia excessiva logo cansa e transforma a experiência num exercício de pura paciência para qualquer espectador que busque uma emoção genuína. O diretor está tão ocupado dando tapinhas nas próprias costas que simplesmente esquece de convidar o público para participar ativamente dessa gigantesca brincadeira corporativa e sem graça. O preciosismo afoga o impacto dramático sem a menor cerimônia.

O distanciamento emocional de uma direção fria nos impede de lamentar a morte do planeta ou temer o destino terrível dos personagens. O cineasta prefere enquadrar a catástrofe como uma instalação de arte estéril, esquecendo que o fim do mundo deveria, no mínimo, causar algum pânico genuíno na poltrona.

“O que se vê na tela, de fato, é uma tragédia global, mas contada com a mesma apatia de quem folheia uma revista velha na sala de espera de um consultório médico completamente vazio.“

No fim das contas, falta o sangue humano pulsante para aquecer todo esse gelo majestoso e dar algum peso real à narrativa. A obra se contenta em ser apenas um belíssimo desfile de cartões-postais do apocalipse, mas o excesso de cinismo congela a empatia e transforma a experiência numa entediante nevasca sem fim.

Pelo menos o gigantesco bloco de gelo assassino dispensa discursos. Ele rasga o oceano e avança calado porque a física ignora solenemente a diplomacia. A natureza despreza maquiagens caras, fazendo o deus do dinheiro apanhar das leis físicas sem ter a quem processar. Nessa guerra brutal, eu escolho abraçar o silêncio do iceberg enquanto a ruína global avança, provando que o gelo não dá a mínima para a nossa arrogância.

Fechamento

No frigir dos ovos, a tentativa neurótica do cineasta de perfurar até a alma do colapso transforma a arte numa imensa cratera solitária. Batizar o apocalipse de “Judy”, reciclando o codinome confidencial da Warner, é a forma perversa de Hollywood esfregar que lucra com nosso pavor. No fim, esse cinismo brilhante serve apenas como o molho de uma salada absurdamente indigesta.

Essa constatação escancara que nem todo o orçamento astronômico do mundo consegue disfarçar um roteiro que se perde na própria presunção intelectual. O longa tenta ser o grande e definitivo manifesto ambiental da nossa geração, mas acaba soando apenas como o surto particular de um cineasta mimado e bilionário. A mensagem vital se perde no meio de um show visual egocêntrico.

Fica dolorosamente claro que a poesia torta e toda a metalinguagem esfumaçada simplesmente não foram suficientes para sustentá-lo. E quer saber a ironia suprema da parada? Toda essa bagunça vaidosamente histérica e propositalmente irritante, tem tanta cara de isca de premiação que, no fundo, por conta da força magnética do protagonista com maquiagem protética insana, talvez renda uma indicação ao Oscar para Tom Cruise.

Mesmo com todos os seus gigantescos defeitos, é absolutamente inegável que a obra consegue cravar uma estaca de gelo na nossa memória recente. Amar ou odiar se torna apenas um mero detalhe irrelevante diante da escala monumental de um surto megalomaníaco que exige ser assistido na maior tela possível. É cinema grandioso, mesmo quando erra o alvo de forma espetacular e bizarra.

E sobre nós? Quando a farsa de Hollywood termina, o desastre arromba a porta e despeja a conta do fim do mundo direto no nosso colo. Portanto, esteja avisado, esse filme pode cavar fundo demais, sujar as suas mãos de terra e te esquecer lá embaixo na cova do espectador, sem um mísero fósforo para iluminar as ideias. No final das contas, não passou de pura pretensão mastigada. Mas, ei, pelo menos a fotografia era incrível!

FICHA TÉCNICA

Título: Digger (2026)
Gênero: Comédia, Drama, Sátira
Direção: Alejandro G. Iñárritu
Roteiro: Alejandro G. Iñárritu, Alexander Dinelaris, Nicolás Giacobone e Sabina Berman
Elenco: Tom Cruise, Riz Ahmed, John Goodman, Sandra Hüller, Michael Stuhlbarg, Jesse Plemons, Sophie Wilde
Produção: Alejandro G. Iñárritu, Mary Parent e Tom Cruise
Distribuição: Warner Bros. Pictures
Duração: 129 min

  • Publicado: 01/10/2026 05:15
  • Alterado: 01/10/2026 05:15
  • Autor: João Pedro Mello