Crea-SP e Ribeirão Pires se unem com foco em fiscalização de ocupações irregulares
Conselho fornece apoio técnico para orientar a população sobre os riscos de construir em locais inadequados no município
- Data: 26/07/2023 16:07
- Alterado: 26/07/2023 16:07
- Autor: Redação
- Fonte: Crea-SP
Crédito:Divulgação
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) assinou parceria técnica com a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires para colaborar em ações de fiscalização preventivas e orientativas sobre ocupação irregular do solo.
O município, que integra o ABC Paulista, é formado por áreas de preservação de mananciais, o que requer um cuidado maior para evitar impactos da ação antrópica no meio ambiente. A expansão de construções, no entanto, muitas vezes, acontece sem qualquer controle, oferecendo risco ao abastecimento hídrico regional e aos próprios moradores.
A assinatura do plano de trabalho tem como objetivo a realização de ações de mútua cooperação entre o Crea-SP e a prefeitura, com produção e distribuição de material informativo e educativo à comunidade. “A parceria com Ribeirão Pires formaliza uma atuação integrada a serviço da população. Porque quando tratamos da preservação ambiental e de áreas de mananciais, lidamos diretamente com a segurança, a qualidade de vida e o bem-estar da sociedade”, afirmou o presidente do Crea-SP, engenheiro Vinicius Marchese.
As ações são chamadas Operações Integradas em Defesa das Águas (OIDAs), quando os agentes fiscais do Conselho atuam em parceria com órgãos públicos municipais e estaduais. “O convênio com o Crea-SP vai nos ajudar a atuar nas áreas necessárias e também a orientar os moradores para agilizarmos os processos de regularização fundiária”, falou o prefeito Guto Volpi.
O Crea-SP já realiza essas fiscalizações no município ribeirão-pirense, a exemplo do Grupo de Fiscalização Integrada (GFI) Billings. O modelo de operação foi, inclusive, tema de reportagem da 8ª edição da Revista CREA São Paulo, disponível para leitura e download?aqui.
“É um passo importante em direção a um futuro mais seguro e confiável, contribuindo para a segurança geral da população e para o desenvolvimento da cidade”, explicou o conselheiro do Crea-SP e diretor financeiro da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ribeirão Pires, engenheiro Eduardo Ferreira.