CPTM e prefeitura de Santo André firmam convênio para construção de nova estação de trem

Local deve abrigar a “nova estação Pirelli”, que vai ser integrada com ônibus do Corredor da Vila Luzita e, futuramente, pode ter VLT para Guarulhos

  • Data: 20/01/2019 10:01
  • Alterado: 20/01/2019 10:01
  • Autor: Adamo Bazani
  • Fonte: Diário do Transporte
CPTM e prefeitura de Santo André firmam convênio para construção de nova estação de trem

Crédito:Adamo Bazani

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Uma estação realmente intermodal, que congregue ônibus, trem e, futuramente, VLT – Veículo Leve sobre Trilhos. Esse é o objetivo para a “nova Estação Pirelli” da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos na cidade de Santo André, no ABC Paulista. Prometido há mais de uma década, o projeto começa a dar sinais que vai avançar, finalmente.

Neste sábado, 19 de janeiro de 2019, a CPTM publicou o extrato de convênio com a prefeitura de Santo André para que seja realizado em conjunto o desenvolvimento de projetos básico, funcional e executivo para a nova parada, que deve ser localizada entre as estações Prefeito Celso Daniel (no centro) e Capuava.

O convênio tem validade de um ano. Desde agosto de 2018, a prefeitura de Santo André e a CPTM sinalizam para a cooperação, que foi assinada em 07 de janeiro e publicada neste sábado, 19 de janeiro.

A antiga parada Pirelli foi desativada em 2006, por baixa demanda.

Em 2008, a cidade já cogitava em fazer uma nova estrutura no local, mas dependida da CPTM. A estação antiga não será reativada.

Uma das possibilidades que prefeitura de Santo André e CPTM vão estudar para a “nova Estação Pirelli”, que pode inclusive não ter este nome, é que a construção seja por uma PPP – Parceria Público Privada.

Uma estimativa de 2018, da gestão Paulo Serra, previa que seriam necessários ao menos R$ 60 milhões para erguer o novo espaço.

A licitação dos ônibus de Vila Luzita leva em consideração a existência desta nova estação de trens.  A concorrência foi barrada pelo TCE – Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e o edital deve ser refeito. O contrato com a empresa que deve assumir as linhas, hoje operadas de forma provisória pela Suzantur, será de 20 anos. A própria Suzantur pode participar da disputa.

Com a construção da “nova estação Pirelli”, a prefeitura pretende implantar uma linha de ônibus articulados de alta capacidade que sairá do Terminal Vila Luzita, passará pelo Corredor da Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo (que será reformado com a licitação) seguindo até a nova parada.

Com isso, os passageiros de ônibus que seguem viagem na CPTM vão ganhar 10 minutos de viagem. Atualmente, os ônibus da Suzantur saem do corredor e seguem por vias comuns até a estação Prefeito Celso Daniel – Santo André, no centro da cidade.

Futuramente, ainda sem prazo definido, a “nova estação Pirelli” vai abrigar também a linha 14 – Ônix, que vai ligar São Paulo, ABC e Guarulhos.

Prevista inicialmente para ser uma ligação com trens comuns ou monotrilho, a linha 14-Ônix deve receber como modal um sistema de VLT – Veículo Leve sobre Trilhos .

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  • Data: 20/01/2019 10:01
  • Alterado:20/01/2019 10:01
  • Autor: Adamo Bazani
  • Fonte: Diário do Transporte









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