Cozinha comunitária da Casa Amarela passa por reforma e modernização

Além da ampliação do espaço, equipe técnica inclui cardápio nutricional adequado para atender pessoas em situação de rua do município

  • Data: 19/09/2013 10:09
  • Alterado: 19/09/2013 10:09
  • Autor: Roberto Nascimento
  • Fonte: Secom PSA
Cozinha comunitária da Casa Amarela passa por reforma e modernização

Crédito:

Você está em:

Uma generosa porção de arroz, feijão, carne moída com batata, berinjela, fruta e suco. Este foi o cardápio servido no primeiro jantar oferecido pelo Centro POP Casa Amarela de Santo André a aproximadamente 100 frequentadores, na noite desta terça-feira (17), para marcar a entrega das obras de ampliação e modernização de sua cozinha comunitária. O ambiente passou por reformas para atender as normas da Vigilância Sanitária para readequação de espaços, que incluíram, entre outros pontos, a organização de área para manuseamento e armazenamento de produtos, além da troca de forro e piso do local de preparo das refeições.

Os profissionais da Casa Amarela também adotarão, a partir de agora, a elaboração de cardápios mais completos e balanceados. “Vamos atender as necessidades nutricionais básicas acrescentando sempre uma proteína, ou seja, carne ao arroz e feijão, assim legumes ou verduras à salada”, explicou a nutricionista encarregada da Segurança Alimentar do Banco de Alimentos do município, Alessandra Yumi Ito Gomes. 

A segunda etapa do projeto para o equipamento será voltada à aquisição de equipamentos necessários, como geladeira, freezer, processador e fogão industrial. “Uma refeição mais saudável nos auxiliará a disponibilizar um melhor atendimento e, por consequência, contribuir para maior qualidade de vida do nosso público”, complementou a diretora do Departamento de Assistência Social da Prefeitura de Santo André, Marcia Leal. O departamento está vinculado à Secretaria de Inclusão Social, que responde pelo funcionamento da Casa Amarela.  

CENTRO DE REFERÊNCIA – O Centro POP Casa Amarela é um serviço de referência no atendimento especializado à população em situação de rua e tem como principais objetivos suprir as necessidades imediatas de abrigo e alimentação, de cuidados pessoais, como banho, vestuário e guarda de pertences e roupas e de repouso em condições de dignidade e segurança. Segundo a coordenadora da casa, Leni Aparecida Vizzari Cavaleiro, as pessoas acessam o local espontaneamente, por abordagem social ou por munícipes.

De segunda a sexta, há o atendimento social feito por quatro assistentes sociais e um pedagogo, mas o centro funciona todos os dias, oferecendo café da manhã e da tarde, além de jantar. Na hora do almoço, os cadastrados recebem tíquetes (Rede Bom Prato). Nos finais de semana, todas as refeições são realizadas na Casa Amarela.

As pessoas em situação de rua que aceitam, são acolhidas pela rede de serviços conveniados, que inclui albergue noturno (80 vagas), casas moradias (75 vagas para homens e 23 vagas mistas) e encaminhamento para pensões populares e atendimento para saúde e saúde mental (dependência química).

Para mais informações sobre a Casa Amarela, o telefone para contato é 4427-6207 e o rádio para encaminhamento de cidadãos em situação de rua é 98397-9387.

Compartilhar:
1
Crédito:Miguel Denser/PSA
1
Crédito:Miguel Denser/PSA
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 19/09/2013 10:09
  • Alterado:19/09/2013 10:09
  • Autor: Roberto Nascimento
  • Fonte: Secom PSA









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados