Coro de Santo André realiza audições para novos integrantes
Audição do Coro de Santo André busca 500 novos cantores
- Data: 07/01/2020 15:01
- Alterado: 07/01/2020 15:01
- Autor: Redação
- Fonte: Associação do Coro da cidade de Santo André
Coro de Santo André
Crédito:divulgação
A Associação do Coro da cidade de Santo André inicia 2020 com as audições para admitir novos integrantes para o grupo, que ocorrerão em fevereiro. Um número incrível: 500 pessoas devem passar pelo teste para somar a nova formação. As inscrições estão abertas. A programação promete agitar o Teatro Municipal de Santo André.
Para participar é necessário se inscrever através do e-mail [email protected] manifestando interesse ou pelo link https://tinyurl.com/audicao2020 e tirar dúvidas na página do Coro de Santo André no Facebook. As inscrições vão até 10 de fevereiro.
As audições
No dia da audição, o inscrito fará apenas um exercício de classificação vocal e deverá levar um quilo de alimento não perecível, que será doado para o Fundo de Solidariedade do munícipio.
Os ensaios do grupo sinfônico ocorrem as terças das 19h30 às 21h30, as quartas das 19h30 às 21h30 e aos sábados das 14h às 16h30, no Auditório do Teatro Municipal Flávio Florence. Já o grupo Comunitário ensaiará aos sábados das 10h30 às 12h (local a confirmar).
A novidade é que um dos inscritos do grupo selecionado ganhará um atendimento individualizado de técnica vocal no início dos trabalhos.
A agenda 2020
O Coro de Santo André, através de sua Associação sem fins lucrativos e em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo André, trará duas importantes mudanças para o próximo ano.
A primeira delas é que, além de seu tradicional grupo sinfônico que é referência na região, o Coro se dividirá em dois grupos. Com o Coro Comunitário, que ensaiará apenas aos sábados de manhã. Criado para atender uma demanda de cantores que não tem disponibilidade para ensaiar nos dias da semana e que vem se destacando. A meta do projeto é a arregimentação de 500 cantores em todo o ABC. Coros e cantores poderão se associar a esses grupos.
Além disso, durante o ano serão oferecidos aos associados cursos regulares de teoria musical, técnica vocal e história da música e também minicursos com grandes especialistas, que abordarão temas variados, entre eles, técnica vocal para coros, acústica, postura cênica do cantor, apreciação de ritmos brasileiros, e muito mais. Portanto, todos com pequenas contribuições solidárias a preços populares.
Incluídos na programação de 2020 estão apresentações com grandes obras como a Sinfonia Nº9 de Beethoven e Carmina Burana, além de projetos de repertórios em que estarão presentes clássicos da MPB, Beatles e Elvis, e dos tradicionais concertos de Natal.
Benefícios do canto coral
Um Coro, além de um meio de comunicação cultural-musical muito importante, é um veículo de projeção positivo para qualquer localidade. Ele impulsiona os diversos agentes locais e a população para um processo de conhecimento e apropriação das linguagens artísticas. Então resulta no desenvolvimento cultural, educacional e de qualidade de vida.
Através do ato de cantar em conjunto, as pessoas desenvolvem o respeito ao próximo e suas individualidades, a protocooperação, a concentração, memória, respiração, autoconhecimento, entre muitas outras qualidades.
O Canto Coral também tem a função de descobrir os valores musicais existentes na cidade, e em toda região acerca dela. Além disso, dá oportunidade para evolução artística e educação por meio da música.
Retrospectiva 2019
Durante o ano passado, o Coro andreense integrou diversas atividades musicais, entre elas se destacam a época natalina, no qual a instituição promoveu o Natal com Pizza na Pizzaria Vero Verde, em Santo André. Sucesso de venda dos convides e gastronomia de qualidade, os musicistas cantaram para o público presente. Toda arrecadação foi destinada a associação e para difundir a cultura da região e colaborar com a Casa Ronald MC Donald ABC.
Outro evento ocorrido no mês de dezembro foi o Natal no Parque Celso Daniel (08), na Casa do Papai Noel, no qual se apresentou para 300 pessoas. E o Natal Solidário, que o Coro de Santo André participou em conjunto com a Orquestra da cidade e reuniu cerca de 3 mil pessoas para assistir ao espetáculo.
O grupo também marcou presença no Festival de Inverno de Paranapiacaba, na Igreja Bom Jesus. O evento ocorreu no mês de julho.
Outros locais receberam as canções do Coro de Santo André. Como igrejas e paróquias da região e o ato cívico de transferência de local da estátua do João Ramalho, quando estiveram presentes o Prefeito e a Primeira Dama da cidade, autoridades e população em geral que puderam conferir de perto os detalhes e músicas regidas pelo Maestro Ondei.