Coro da Osesp apresenta programa barroco com maestro e violinista Luis Otavio Santos
Violinista e maestro especializado em Música Antiga estará com nosso Coro em apresentação com obras de integrantes da família Bach, Charpentier, Schütz, Rameau e Scarlatti
- Data: 05/09/2022 11:09
- Alterado: 15/08/2023 23:08
- Autor: Redação
- Fonte: Osesp
Coro da Osesp
Crédito:Mariana Garcia
Na quarta data de sua série de recitais da Temporada Osesp 2022, o Coro da Osesp estará sob regência do brasileiro Luis Otavio Santos, no dia 11/set. O repertório, essencialmente barroco, traz obras de Johann, Johann Michael e Johann Christoph Bach — integrantes “menos famosos” da família de Johann Sebastian Bach — e também de Heinrich Schütz, Marc-Antoine Charpentier, Jean-Philippe Rameau e Alessandro Scarlatti. A apresentação, marcada para às 18h, acontece na Sala São Paulo e também terá transmissão ao vivo no canal da Osesp no YouTube.
“Quando falamos de música feita para conjuntos vocais, pensamos no contraponto, a técnica de composição que norteou artistas por séculos e propiciou a combinação de várias vozes ao mesmo tempo, gerando assim a formação musical do coro que perdura até os dias atuais”, conta Santos, colaborador de longa data da Orquestra, fazendo sua estreia com o Coro da Osesp. “Com a chegada do Barroco, o mundo da música polifônica recebe um novo sopro: o que importa não é apenas a ciência musical, mas também a expressão musical. Para os barrocos, a música dialoga com o homem, suas emoções e assimetrias. O que é essencial ressaltar é a nova cara que a música de igreja assumiu neste período, os textos sacros foram envoltos de teatralidade, de efeito e liberdade poética. Palavra, som e significado são expressos com tintas fortes, sem pudores religiosos, já que, para o compositor barroco, a religiosidade se manifestava de forma pictórica e sensorial”, completa.
O repertório deste concerto é exclusivamente sacro coral. No conjunto de obras alemãs do programa, temos Schütz e Johann, Johann Michael e Johann Christoph Bach exibindo a arte da música luterana, usando a arte do contraponto e da composição livre para fins catequéticos. De Charpentier, o Coro interpreta a Missa do Sábado de Páscoa, e, de Scarlatti, o Magnificat, ambos em latim. Com Cansado de Clamar, escrito por Rameau a partir do Salmo 68, a ópera invade a “igreja”, com o moteto coral atingindo os níveis de uma cena teatral.
SERVIÇO
11 de setembro, domingo, às 18h00 – Concerto Digital
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos
Taxa de ocupação limite: 1.140 lugares
Recomendação etária: 7 anos
Ingressos: R$ 50,00 (inteira)
Bilheteria (INTI): Neste link
(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.