Consultório de Rua amplia atendimento em Mauá
Integrando as ações do Plano "Crack, é possível vencer" e dentro da estratégia de descentralização dos serviços de saúde mental, a Prefeitura desenvolve o Consultório de Rua.
- Data: 14/08/2013 14:08
- Alterado: 14/08/2013 14:08
- Autor: Redação
- Fonte: PMM
Crédito:
O novo serviço da secretaria de saúde de Mauá consiste na utilização de um veículo tipo Van que transporta a equipe multidisciplinar, integrada por psicólogos, enfermeiros, técnicos e agentes redutores de danos, que diariamente circula pelas ruas da cidade para abordagem às pessoas em situação de rua.
O trabalho inicial contou com a identificação dos pontos onde estas pessoas costumam se concentrar. Quinze campos foram identificados e a atuação já ocorre praticamente em todos. A abordagem ocorre de forma sutil, respeitando a vontade do cidadão e buscando estabelecer vínculos para compreender a situação e necessidades do indivíduo.
O Consultório de Rua atua de forma integrada aos demais serviços da Saúde, fortalecendo o atendimento em rede na saúde. Assim, o Consultório de Rua pode ser a porta de entrada para atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Atenção Psicossocial (CAPs) e até mesmo em serviços de outras secretarias como os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) da secretaria de Cidadania e Ação Social.
A equipe ouve os relatos e queixas, identifica a necessidade imediata e faz o encaminhamento necessário. Conquistar a confiança da pessoa em situação de rua e estabelecer um vínculo é fundamental para a continuidade da abordagem e avançar no campo da saúde mental e uso abusivo de álcool e outras drogas.
Nos primeiros 60 dias de trabalho registrou-se uma média de 70 atendimentos mensais. A iniciativa tem sido bem aceita, inclusive com manifestações de elogios e reconhecimento da importância de políticas públicas voltadas às pessoas em situação de rua.