Consulta pública quer ouvir população sobre acesso a dados do Detran-SP

Ideia é envolver cidadão na construção de normas pela segurança das informações geridas pelo órgão, que podem ter utilidade para pesquisas, auditorias e operações comerciais.

  • Data: 16/01/2025 16:01
  • Alterado: 16/01/2025 16:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Detran-SP
Consulta pública quer ouvir população sobre acesso a dados do Detran-SP

Crédito:Divulgação

Você está em:

Está aberta a Consulta Pública nº 7/2024, que busca estabelecer normas para o acesso e o compartilhamento de dados dos sistemas informatizados do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). A proposta está disponível para contribuições da sociedade por 45 dias, permitindo que cidadãos e entidades interessadas enviem sugestões por meio do e-mail ([email protected]). O texto completo pode ser consultado aqui.

O principal objetivo desta consulta pública é disciplinar o acesso a informações relevantes mantidas pelo Detran-SP, garantindo que o uso seja feito de forma segura, transparente e em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A minuta apresenta regras claras para pessoas físicas e jurídicas que desejam acessar dados informatizados do Detran-SP para pesquisas, auditorias e operações comerciais.

Os dados são relevantes para diversos setores. Empresas podem utilizá-los para análise de riscos, conferência de informações em transações de compra e venda de veículos ou até para aprimorar serviços digitais. Por exemplo, uma financeira pode querer verificar os débitos dos veículos para oferecer parcelamento, por exemplo. Tudo isso é uma inovação e será feito respeitando a privacidade e o consentimento do cidadão”, explica Eric Wetter.

Entre as medidas propostas, estão a criação de mecanismos de governança, como a nomeação de um Operador de Acesso, responsável por manter a infraestrutura técnica e garantir que os dados sejam acessados dentro dos limites legais. A minuta também sugere a implementação de um Gerenciador de Consentimento, que assegurará que os titulares de dados pessoais tenham pleno controle sobre como suas informações serão utilizadas.

A solicitação de acesso será analisada de forma rigorosa, diante de registros de idoneidade e apresentação de justificativas claras e finalidades específicas, além de certificações de segurança que resguardem a integridade dos dados. Também haverá regras para auditorias e supervisão, garantindo que o uso indevido seja prontamente identificado e corrigidos”, afirma Wetter. A iniciativa reflete a preocupação do Detran-SP em alinhar-se às melhores práticas regulatórias, promovendo a inovação e a segurança jurídica, ao mesmo tempo que fomenta o desenvolvimento econômico. A participação da sociedade é fundamental para que a norma indique os interesses de todos os envolvidos, estabelecendo a relação entre o Estado e o cidadão.

Compartilhar:

  • Data: 16/01/2025 04:01
  • Alterado:16/01/2025 16:01
  • Autor: Redação ABCdoABC
  • Fonte: Detran-SP









Copyright © 2025 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados