Congresso de História aborda ditadura no Brasil e América Latina

Mais de 500 pessoas marcaram presença durante as atividades desta quinta-feira (12/9), segundo a organização do evento coordenado pela Prefeitura de Mauá.

  • Data: 13/09/2013 17:09
  • Alterado: 13/09/2013 17:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM
Congresso de História aborda ditadura no Brasil e América Latina

Crédito:

Você está em:

Intitulada “Resistência ao Regime Militar na Região do ABC”, palestra reuniu a historiadora e professora Sandra Portuense e o padre Rubens Chasseraux, filósofo e teólogo, com mediação do professor William Puntschart, presidente do CONDEPHAAT de Mauá e responsável pelo Museu Barão de Mauá.

O convidado fez uma breve explanação a respeito da ditadura na América Latina, relembrando o aniversário de 40 anos da ditadura do general Augusto Pinochet, no Chile e de outros repressores políticos, como António de Oliveira Salazar, de Portugal e Francisco Franco Bahamonde, da Espanha. Ele homenageou líderes que morreram lutando contra a repressão, como João Goulart e Juscelino Kubitschek de Oliveira, no Brasil e Salvador Alende, no Chile.

“Para falar sobre a resistência à ditadura no Brasil e na América Latina é preciso traçar toda uma trajetória de lutas desde 1932, quando houve a Revolução Constitucionalista – movimento armado ocorrido em São Paulo, que tinha por objetivo a derrubada do Governo Provisório de Getúlio Vargas e a promulgação de uma nova constituição para o Brasil.  Batalha inclusive da qual meu pai participou”, citou o padre Rubens.

Essa é a segunda vez que o evento acontece em Mauá. Na parte da manhã da quinta-feira (12/9) houve mesa de discussão com o tema “Desafios para a preservação do patrimônio industrial”, no Centro de Formação de Professores Miguel Arraes.

Já no período da tarde foram realizadas aulas públicas na Capela da Juventude Operária Católica e na Santa Casa. O programa ainda teve passeio histórico-cultural no Museu Barão de Mauá, além da exposição “Memórias em gravura de Hans Grudzinski” e a “Mostra de Arte Kojima”, que retrata a época da porcelana na cidade. As duas mostras seguem até o final do mês no museu.

O Congresso – O evento integra a agenda da Região desde a década de 1990. Rodízio entre as cidades define a sede do congresso, realizado a cada dois anos. Ao longo de três dias, pesquisadores e demais interessados participam de debates que têm como tema “História, Memória e Patrimônio: A Construção da Identidade no Grande ABC”. A próxima edição será em Ribeirão Pires em 2015.

Compartilhar:
1
Crédito:Roberto Mourão/PMM
1
Crédito:
1
Crédito:

  • Data: 13/09/2013 05:09
  • Alterado:13/09/2013 17:09
  • Autor: Redação
  • Fonte: PMM









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados