Confira 5 dicas para o gerenciamento de risco na logística

O gerenciamento de risco na logística é uma importante prática que as empresas do segmento devem ter em sua rotina

  • Data: 30/10/2023 18:10
  • Alterado: 30/10/2023 18:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: ABCdoABC
gerenciamento-risco

Gerenciamento de Risco

Crédito:Reproduçao

Você está em:

O gerenciamento de risco na logística é uma importante prática que as empresas do segmento devem ter em sua rotina, permeando todos os seus processos e etapas. Juntamente com outros cuidados, como a gestão da cadeia de suprimentos, atentar-se e procurar se antecipar aos riscos logísticos garantem maior eficiência e redução de riscos em toda a cadeia.

Afinal, quanto mais preparado para responder aos riscos logísticos um empreendimento estiver, menores serão eventuais impactos e prejuízos para seus negócios. Os riscos a serem observados em uma boa gestão não são novidade para ninguém – roubo, extravios, problemas com frota e pessoal, danos e estoques desorganizados são problemas que todos sabem que podem ocorrer.

Ainda assim, não são todos os que se preparam para mitigar esses contratempos e reduzir danos. Felizmente, é possível lidar com todos esses problemas de forma prática e estruturada. E para te ajudar neste processo, selecionamos algumas dicas essenciais sobre o tema.

O que é gerenciamento de risco na logística?

Antes, porém, é importante definirmos, de forma concisa, o que se trata essa forma de gestão de riscos. O gerenciamento de risco é o processo de identificação, avaliação e mitigação dos riscos relacionados a todo o processo logístico. Para tanto, há um conjunto de ações que permitem identificar possíveis ameaças e riscos e, por meio destes dados, definir formas de controlá-los.

A implementação dessas práticas  pode ajudar uma empresa a atuar de forma mais eficiente e lucrativa, reduzindo seus custos e eventuais prejuízos. Desta forma, podemos concluir que a prevenção aos riscos, por meio da gestão dos mesmos, é a forma mais eficiente de proteger a cadeia logística de seus riscos inerentes.

Qual a importância da gestão de riscos na logística?

Para entender a importância desta prática, é necessário analisar o contexto de nosso país. O Brasil conta com proporções continentais, e um elevado índice de criminalidade quando comparado a outros países de mesmo porte econômico.

Segundo o levantamento realizado pela Associação Nacional de Transporte de Cargas e Logística (NTC & Logística), em 2021 aconteceram 14.400 ocorrências de roubo de cargas no Brasil. Isso representou um aumento de 1,7% em relação ao ano anterior.

Além desses aspectos, o estado de conservação das rodovias brasileiras e o índice de acidentes ocorridos nelas, em especial nas federais, reforçam a importância do gerenciamento de risco na logística. Estes são apenas alguns dos principais riscos envolvendo a atividade logística. Existem, ainda, outras questões de maior ou menor relevância que também justificam e ressaltam a importância de se antecipar aos riscos e problemas por meio de um planejamento.

5 dicas para realizar um bom gerenciamento de risco logístico

Agora, sem mais delongas, vamos às nossas dicas. Confira!

1. Identifique os riscos

Não poderia ser diferente. Antes de qualquer outra prática, você deve identificar quais são os riscos que permeiam sua cadeia logística. Para tanto, é necessária uma análise detalhada, com dados e informações sobre cada etapa e como os riscos diagnosticados podem colocá-las em perigo.

Alguns exemplos de riscos encontrados de forma recorrente são:

  • Armazenamento inadequado;
  • Extravio de cargas;
  • Probabilidade de avarias nos produtos ao longo do trajeto;
  • Multas, fiscalizações e apreensões;
  • Roubos, assaltos e rotas perigosas;
  • Veículos inadequados;
  • Prazos das entregas.

2. Identifique os níveis de riscos

Após identificar os perigos, chegou o momento de entender os níveis de risco que cada um deles representa para o negócio. Para tanto, classifique-os como baixo, médio e alto. Veja bem, essa não é uma classificação sem critérios. Ao contrário, você deve checar o histórico de operações para compreender a incidência prévia de cada um desses problemas.

3. Estruture um modelo de gestão de riscos

Agora você já tem um conhecimento sólido sobre quais riscos deve gerir em sua cadeia logística. O próximo passo é definir modelos para lidar com eles, divididos nas seguintes etapas:

  • Prevenção: medidas que devem ser adotadas para mitigar e evitar o acontecimento dos riscos detectados.
  • Preparação: se refere ao plano de contingência em casos nos quais não foi possível evitar um problema.
  • Resposta: execução do plano de contingência estabelecido na fase anterior.
  • Recuperação: por fim, temos o conjunto de práticas que devem ser adotadas para restabelecer a normalidade das operações de forma mais rápida possível.

4. Faça o monitoramento de métricas adequadas

O monitoramento de métricas é uma ferramenta que auxilia na manutenção do gerenciamento de risco na logística. Esses dados são capazes de te indicar, a qualquer instante, o desempenho de seus processos, de forma a entender quais estão em dia e quais demandam atenção à parte.

São diversas métricas existentes, e você deve escolher aquelas que mais se adequam ao seu modelo de negócio e momento. Podemos, por exemplo, monitorar o tempo médio de carregamento, tempo de trânsito, número de paradas e seu tempo médio, análise de rotas, cronograma de manutenção, entre outros.

Lembre-se: de nada adianta o acompanhamento de métricas sem a devida interpretação de seus resultados. Certifique-se de estabelecer metas e prazos plausíveis, como forma de ter uma visão realista de seu desempenho.

5. Realize treinamentos constantes com sua equipe

A gestão de risco não deve ser algo restrita às lideranças de uma cadeia logística. Ao contrário, todos os seus funcionários devem manter-se constantemente atualizados sobre as boas práticas relacionadas a prevenir, mitigar e responder aos riscos que outrora foram diagnosticados como passíveis de acontecerem.

Além disso, treinamentos, em suas mais variadas possibilidades, permitem acompanhar de perto a rotina das equipes, elevar o ânimo e garantir a segurança no trabalho.

Essas foram nossas 5 dicas para você realizar o seu próprio gerenciamento de risco na logística de seu empreendimento. Esperamos que tenha gostado! E lembre-se: quando o assunto é gerenciar riscos, é necessário estar sempre atento para manter suas análises e soluções atualizadas e alinhadas à realidade de sua logística!

Compartilhar:

  • Data: 30/10/2023 06:10
  • Alterado: 30/10/2023 06:10
  • Autor: Redação
  • Fonte: ABCdoABC









Copyright © 2023 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados