Conferência de Segurança Alimentar de Diadema escolhe delegados para encontro regional

O congresso teve a participação de gestores públicos e de integrantes da sociedade civil e dos conselhos municipais de Diadema

  • Data: 28/07/2023 11:07
  • Alterado: 01/09/2023 00:09
  • Autor: Iara S. Luz
  • Fonte: PMD
Conferência de Segurança Alimentar de Diadema escolhe delegados para encontro regional

Conferência de Segurança Alimentar

Crédito:André Baldini

Você está em:

Com palestra do professor da Universidade Federal do ABC (UFABC) José Raimundo Sousa Ribeiro Junior, que durante a sua fala fez uma geografia da fome no Brasil, e da presença do público que lotou o auditório do Centro Cultural Vladimir Herzog no Campanário, a Prefeitura de Diadema realizou na quarta-feira (26/7) a 6ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional.

O evento organizado pela Secretaria de Segurança Alimentar (SESA) serviu para refletir sobre a necessidade cada vez mais premente de combate à fome no país e também em Diadema, assim como para elaborar propostas que serão levadas para a etapa regional da 6ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável. O seminário será realizado na Capital Paulista, entre os dias 18 e 31 de agosto.

No congresso de Diadema foram aprovadas mais de 15 propostas buscando garantir o direito humano à alimentação. Elas foram apresentadas pelos grupos de trabalhos formados durante o encontro, compostos por integrantes de conselhos municipais, gestores públicos, moradores e representantes da sociedade civil. Também foram eleitos 24 delegados que vão representar a cidade no seminário regional.

Prestando contas – Outro momento importante da Conferência Municipal foi a prestação de contas feita pelo secretário da SESA, Gel Antônio. Ele aproveitou o encontro para fazer um balanço das atividades realizadas pela pasta que coordena, ressaltando que as políticas públicas implantadas pela Prefeitura, na área da segurança alimentar, fazem o combate à fome e garantem cidadania.

“Diadema há muitos anos vem nesse combate contra a fome. A cidade construiu uma rede, que também conta com parcerias com outras secretarias municipais e entidades públicas e civis que nos auxiliam nessa luta”, declarou. O secretário citou algumas dessas ações, como a recente inauguração da Horta Comunitária Inclusiva do Parque Reid, em parceria com a Transpetro, que abre o plantio urbano para pessoas com deficiências; a Feira Agroecológica e Solidária que está funcionado no centro de Diadema e que garante renda a empreendedores populares e a parceria com o Governo do Estado que trouxe para a cidade os programas Cozinhalimento e Bom Prato.

“Com isso e com a reforma dos dois restaurantes municipais, a unidade Serraria e a Campanário, já estamos nos aproximando da marca de quase 4.000 refeições/dias servidas as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, disse o secretário.

Novas conferências – Concluída a etapa municipal, que envolve diversos municípios brasileiros, serão realizadas as conferências regionais, estaduais e a federal, que será em Brasília (DF), de 11 a 14 de dezembro de 2023. Em São Paulo o congresso regional acontece em agosto próximo na Capital e o estadual, em setembro na cidade de Barretos.

A realização da 6ª Conferência é uma convocação do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea. Seu objetivo, entre outros, é fortalecer os compromissos políticos com a democracia e garantir o direito humano à alimentação adequada, por meios de sistemas alimentares justos e sustentáveis. O tema abordado em todos os encontros das 6ª Conferência de SAN é: “Erradicar a Fome e Garantir Direitos com Comida de Verdade, Democracia e Equidade”.

Compartilhar:
1
Crédito:André Baldini
1
Crédito:André Baldini
1
Crédito:André Baldini Conferência de Segurança Alimentar

  • Data: 28/07/2023 11:07
  • Alterado:01/09/2023 00:09
  • Autor: Iara S. Luz
  • Fonte: PMD









Copyright © 2024 - Portal ABC do ABC - Todos os direitos reservados