Companhia de Danças de Diadema apresenta EU por detrás de MIM no Teatro Clara Nunes
Espetáculo - por sua criadora Ana Bottosso - ganhou o Prêmio APCA 2017 (Melhor Criação Coreográfica) e Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura 2018 (Modalidade Dança )
- Data: 07/06/2023 16:06
- Alterado: 07/06/2023 16:06
- Autor: Redação
- Fonte: Companhia de Danças de Diadema
Companhia de Danças de Diadema
Crédito:Divulgação
A Companhia de Danças de Diadema apresenta o espetáculo EU por detrás de MIM nos dias 16 e 17 de junho (sexta e sábado), no Teatro Clara Nunes – Centro Cultural Diadema, às 20h, com ingressos gratuitos, que podem ser trocados por 1kg de alimento não perecível.
A montagem – que tem direção e coreografia assinadas por Ana Bottosso – foi inspirada em obras do artista visual dinamarquês Olafur Eliasson e no conto O Espelho, de Guimarães Rosa.
Transitando pelos meandros dos reflexos e das reflexões, Ana Bottosso imaginou um universo por detrás dos espelhos, um mundo além do que conhecemos, para conceber a coreografia de EU por detrás de MIM. Seria este mundo mais – ou menos – real? Esta, e outras questões, surgiram durante o processo de criação, norteando a pesquisa cênica que foi construída em conjunto com o elenco da Companhia de Danças de Diadema. E a trilha sonora foi especialmente criada por Fábio Cardia, fazendo uma analogia aos reflexos sonoros.
Desde o primeiro contato com Olafur Eliasson na exposição Seu Corpo da Obra, na Pinacoteca de São Paulo, em 2012, Ana Bottosso se sentiu estimulada a criar algo que tratasse dos espelhos e seus reflexos. Na exposição, espelhos posicionados em locais inusitados se revelavam de forma inesperada, aguçando a sensibilidade da coreógrafa que iniciou uma pesquisa sobre o assunto. “As situações espaciais provocadas pelos espelhos eram de profunda ambiguidade sobre o dentro e o fora. E esta ambiguidade foi trazida para o corpo, traduzida pela dança”, comenta a coreógrafa.
O espetáculo também recebeu influências do poético conto O Espelho, de Guimarães Rosa, que apresenta uma inquieta personagem e a descoberta de sua essência. “Encontrar ou pelo menos ter ciência da existência de outro(s) eu(s) que possa(m) coexistir com o nosso EU comum é o desafio do espetáculo, que também convida o expectador a uma reflexão”, argumenta Ana Bottosso.
Estas apresentações integram a programação do projeto MOVIMENTO 28, da Companhia de Danças de Diadema, contemplado pelo Prêmio Funarte Circulação e Difusão da Dança – 2022, que compreende apresentações de dança contemporânea para público adulto e infantil, além de ações formativas como bate-papos, oficinas práticas e workshops. A circulação contempla os estados de São Paulo e Ceará, buscando o rompimento de fronteiras entre linguagens artísticas. O título do projeto vem da junção dos algarismos 2 + 8, que somam 10 apresentações, e também destaca o 28º aniversário da Companhia de Danças de Diadema, comemorado em 2023. Na circulação estão as seguintes obras: EU por detrás de MIM, Força Fluida, SCinestesia, Nas Águas do Imaginar e Crocodilo Embaixo da Cama.
Espetáculo/dança: EU por detrás de MIM
Com: Companhia de Danças de Diadema
Datas: 16 e 17 de junho de 2023 – sexta e sábado, às 20h
Ingressos: Gratuitos (retirar 1h antes no local)
Sugestão: trocar ingresso por 1kg de alimento não perecível.
Duração: 50 min. Classificação: 12 anos.
Teatro Clara Nunes – Centro Cultural Diadema
Rua Graciosa, 300 – Centro. Diadema/SP.