Como traçar metas financeiras e se organizar para alcançá-las
Educador financeiro dá dicas de como ter controle das finanças pessoais para conseguir ter uma relação melhor com o dinheiro
- Data: 11/02/2025 12:02
- Alterado: 11/02/2025 12:02
- Autor: Redação
- Fonte: João Victorino
Quando o mês de janeiro chega ao fim, algumas metas que foram traçadas para serem cumpridas ao longo do ano vão embora também, especialmente as que envolvem a parte econômica da vida das pessoas. No entanto, ter metas financeiras e se organizar para alcançá-las é essencial para ter uma vida mais tranquila e melhorar a relação com o dinheiro.
Dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) a partir dos resultados da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor), que foram divulgados no final do ano passado, mostram que houve um aumento no percentual de famílias que estão atualmente endividadas Brasil. Esse percentual passou de 76,6% em 2023 para 77% em 2024.
Segundo o educador financeiro, João Victorino, esses dados sobre endividamento servem para reforçar a importância das famílias brasileiras começarem a ter um planejamento financeiro adequado. Tal ação pode ajudar a evitar as dívidas, a partir do momento em que os gastos são organizados e passa-se a ter pleno entendimento dos reais valores e também controle das quantias.
João explica que o planejamento é o primeiro passo para traçar as metas financeiras. “Antes de definir o que você pretende realizar com o dinheiro ou o que vai fazer para juntar mais, é fundamental compreender a situação atual das suas finanças. Uma pessoa que sabe o quanto recebe, o quanto gasta e o quanto sobra, tem mais chance de prosperar, pois tem a noção exata da quantia que deve deixar para para emergências e investimentos”, afirma.
Após um planejamento financeiro definido e funcionando de forma adequada, é possível traçar as metas financeiras. Foi com base nessa situação que o educador financeiro, João Victorino, elencou três dicas e informações a fim de ajudar a população a se organizar melhor para conseguir alcançar as metas que foram traçadas e não se decepcionar no meio do caminho:
- Formalizar as metas: as pessoas tendem a não escrever suas metas ou a fazer um registro muito precário delas. Mudar isso é muito importante para melhorar o atingimento dos objetivos. O ato de registrar as metas e objetivos de maneira detalhada, com cuidado e zelo, cria um sentimento de compromisso maior em relação àquele objetivo que está sendo colocado ali. As pessoas prestam mais atenção às coisas feitas com carinho, com detalhes e com dedicação.
- Criar metas factíveis e viáveis: suas metas devem ser desafiadoras e fazer você avançar na vida, mas é preciso cuidado com as metas arrojadas. Aquelas metas que levam você para “outro patamar”. Pois caso não consiga atingí-las, vai gerar efeito contrário, de desânimo em relação ao planejamento. Enquanto que o atingimento de metas vai te motivar a continuar firme no caminho. Na psicologia, existe o termo “Reforço Positivo”, ou reforço (influência planejada das consequências de um comportamento para aumentar a ocorrência desta resposta), que explica o fenômeno. A alegria por atingir uma meta é recompensa poderosa e não deve ser dispensada.
- Celebração: realizar um momento de comemoração da meta atingida é muito importante em nossa cultura, especialmente se esse momento é divido com terceiros. Esse ritual te dá estímulo para continuar e te compromete mais ainda à causa. Você vai celebrar novamente e a pessoa que participa se torna auxiliar no processo por estímulo ou por você se sentir motivado a não decepcionar. Cuidado só para não gastar toda a meta atingida na celebração!